ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ocular 40 mm Meade - E Bay / TMB 6 MM - MAK 90 - DUVIDAS

4 participantes

Ir para baixo

Ocular 40 mm Meade - E Bay / TMB 6 MM - MAK 90 - DUVIDAS Empty Ocular 40 mm Meade - E Bay / TMB 6 MM - MAK 90 - DUVIDAS

Mensagem  carlos-sora Seg 09 Fev 2015, 12:26

Olá amigos.

Gostaria de saber a opnião de vcs quanto à esta ocular de 40 mm....

http://www.ebay.com/itm/NEW-40mm-Meade-Series-4000-Super-Plossl-telescope-eyepiece-/291372060029?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item43d720cd7d

Falam que a Meade é excelente ocular. Alguem tem?

Tenho um Maksutov Skywatcher de 90 mm EQ1.

Gostaria de saber opniões já que preciso mto comprar uma, eu estou aguardando há muito tempo para comprar uma de 40 mm e ainda não tem disponível nos sites.

Se o Bruno ler este tópico, gostaria muito de sua opnião.

Outra duvida é que a ocular 6 mm TMB planetary eu ainda não testei em Marte ou Venus, mas em Saturno a ocular foi muito bem, mas achei que com a ocular de 10 mm e a Barlow rosqueada nela, teve melhor imagem. Será que o aumento que dei 208x foi prejudicada pela atmosfera? Pq se não, eu tava pensando em ver se no Tellescópio, trocariam ela pela de 7 mm, acho que teria mais vantagens com a de 7 mm. Ou é pq não tive a sorte ainda com a ocular?

Obrigado.
carlos-sora
carlos-sora
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 113
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 40
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ocular 40 mm Meade - E Bay / TMB 6 MM - MAK 90 - DUVIDAS Empty Re: Ocular 40 mm Meade - E Bay / TMB 6 MM - MAK 90 - DUVIDAS

Mensagem  AGM Seg 09 Fev 2015, 15:52

carlos-sora escreveu:
1 - Gostaria de saber a opnião de vcs quanto à esta ocular de 40 mm....

2 - Falam que a Meade é excelente ocular. Alguem tem?

3 - Outra duvida é que a ocular 6 mm TMB planetary eu ainda não testei em Marte ou Venus, mas em Saturno a ocular foi muito bem, mas achei que com a ocular de 10 mm e a Barlow rosqueada nela, teve melhor imagem. Será que o aumento que dei 208x foi prejudicada pela atmosfera?
Obrigado.

#

1 - Como o Mak 90 é um telescópio de F/13.8, as imagens para céu profundo serão mais escuras, compensadas pelo contraste. São 1250mm de d/f, então, mesmo com a ocular de 25mm sua menor ampliação será de 50x. Essa cifra é boa para DSO "céu profundo", com telescópios de "F" curto, como o meu 114mm Heritage de F/4.38 gerando imagens mais brilhantes para os objetos mais tênues.
Com a ocular de 25mm você tem 50x de ampliação, com a de 40mm, proverá um aumento de apenas 31x, uma cifra bem interessante para DSO para esse telescópio, com imagens mais brilhantes, ótimo contraste e um campo maior de visão no telescópio.

2 - A MEADE é uma excelente ocular e tem ótimos telescópios também. Essas oculares da MEADE ou as TMB do site TELLESCOPIO, possuem 6 elementos na sua composição de lentes. O ideal é que as oculares tenham no mínimo 4 elementos, quanto mais melhor mas paga-se por isso. As oculares Plossl com 4 elementos são oculares ótimas, elas aceitam praticamente qualquer telescópio de qualquer d/f ou F, por isso são tão vendidas. Eu particularmente prefiro as Plossl Série 500 da loja TELLESCOPIO, porque elas vem com o barril em preto fosco, eliminando reflexos internos, tem vários modelos de d/f e um preço muito acessível.
https://tellescopio.com.br/oculares-e-barlow

3 - Marte é um planeta de atmosfera muito instável, grandes tempestades, muita turbulência. Ao observá-lo, você além de ter que ultrapassar a atmosfera terrestre ainda terá que deparar-se com a atmosfera marciana. Até o momento eu observei Marte somente com um refletor de 114mm de "F" curto e não tive muito êxito. Mas Saturno sempre dá um show a parte, é um planeta que aceita ampliações mais elevadas mesmo com telescópios de foco curto, com o Mak poderá ultrapassar sem problemas 180x para observá-lo, mas lembre-se, quem dita isso é sempre a atmosfera e o "SEEING", do contrário, se estiver com muita turbulência, reduza as ampliações.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ocular 40 mm Meade - E Bay / TMB 6 MM - MAK 90 - DUVIDAS Empty Re: Ocular 40 mm Meade - E Bay / TMB 6 MM - MAK 90 - DUVIDAS

Mensagem  Lucas87 Seg 09 Fev 2015, 16:17

Apenas tome cuidado com essa 40mm, pois o modo como é estruturado um Mak faz com que ele apresente vinhetagem ("corte" no campo de visão) com oculares de distância focal muito grande. Acho que com o Mak 90 a vinhetagem seria pequena ou nula com oculares de no máximo 30/32mm, mas o ideal seria que alguém que possui esse Mak e uma ocular de 40mm testasse ele nesta configuração e com uma de 32mm, por exemplo, para confirmar se há vinhetagem ou não.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Ocular 40 mm Meade - E Bay / TMB 6 MM - MAK 90 - DUVIDAS Empty Re: Ocular 40 mm Meade - E Bay / TMB 6 MM - MAK 90 - DUVIDAS

Mensagem  Bruno Seg 09 Fev 2015, 18:59

Eu tenho ambos Lucas (Mak90 e ocular 40mm) e a vinhetagem no Makk é significativa, e com essa distância focal grande da ocular dá a sensação de se estar olhando o céu por dentro de um tubo, bastando um pequeno movimento para a imagem "escapulir" (AFOV de cerca de 50 graus).

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Ocular 40 mm Meade - E Bay / TMB 6 MM - MAK 90 - DUVIDAS Empty Re: Ocular 40 mm Meade - E Bay / TMB 6 MM - MAK 90 - DUVIDAS

Mensagem  carlos-sora Qui 12 Fev 2015, 06:59

Bom dia Bruno.

Queria sua opinião acerca das minhas perguntas.

Esse lance de vinhetagem com a ocular de 40 mm, seria então mais interessante ter a de 32 mm?

Pq eu to segurando para comprar a de 40 mm mas no Armazém não vão vender mais e no Tellescópio não tem previsão de quando vão vender. Ai meio que fico sem uma ocular de maior distancia, isso tá me fazendo uma tremenda falta.

Ai a minha dúvida é, compro essa da Meade de 40 mm e espero uns 2 meses chegar ou compro a de 32 mm no armazem. O campo de visão das 2 oculares são as mesmas, conforme informação do Armazém.

E o q acha de eu tentar a de 7 mm TMB PLANETARY no lugar da de 6 mm??



carlos-sora
carlos-sora
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 113
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 40
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ocular 40 mm Meade - E Bay / TMB 6 MM - MAK 90 - DUVIDAS Empty Re: Ocular 40 mm Meade - E Bay / TMB 6 MM - MAK 90 - DUVIDAS

Mensagem  Bruno Qui 12 Fev 2015, 07:21

A minha opinião é a de que pelo menos agora não há necessidade de comprar uma ocular de 32mm, porque a de 25mm proporcionará uma ampliação quase igual (apenas 11x superior). Invista primeiro numa ocular de distância focal mais curta para obter ampliações mais elevadas. A ocular de 7mm (178x) é também interessante, porque ela vai proporcionar uma ampliação um pouco mais próxima do aumento normal do Mak90 do que a de 6mm (208x). Mesmo assim sob boas condições atmosféricas esse telescópio suporta bem a ocular de 6mm. Se você pretende realizar observações em superfícies planetárias e lunar com ampliações mais elevadas, a de 6mm será mais indicada, principalmente porque uma ampliação de 200x é o mínimo necessário para a observação dos detalhes mais evidentes nesses corpos celestes. Eu possuo uma planetária de 6mm e ela fica ótima combinada com o Mak90, só não se sai bem na observação de jupiter, que por este planeta já possuir um diâmetro aparente grande não precisa de fortes aumentos. No Mak90 esse planeta é melhor visualizado com a ocular de 10mm (125x), ou uma de 8mm (166x). Qualquer dúvida é só retornar.
Grande abraço.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Ocular 40 mm Meade - E Bay / TMB 6 MM - MAK 90 - DUVIDAS Empty Re: Ocular 40 mm Meade - E Bay / TMB 6 MM - MAK 90 - DUVIDAS

Mensagem  carlos-sora Qui 12 Fev 2015, 07:38

Legal Bruno.

Obrigado mesmo.

Eu tenho já a de 6 mm Planetary. Teve um dia que vi a lua em detalhes tão absurdamente fantásticos, que pirei! srsr

Bem, eu vi Saturno só uma vez por enquanto. Ai eu despertei as 4 da manhã, o céu tava limpíssimo. coloquei a ocular de 6 mm e apontei para Saturno. Vi muito bem, mas achei q deveria ser melhor. Ai não sei se é pq eu tava sonolento e isso prejudicou minha acuidade visual ou se o céu tava limpo mas o Seeing ruim, dando a sensação de que poderia ser melhor. Eu coloquei a barlow rosqueada na de 10 mm e tive um resultado um pouco melhor em Saturno.

Eu to querendo comprar a de 40 mm pq acho q ia facilitar para mim por procura de nebulosas, já que apanho um pouco procurando com a de 25. Ai acho q seria mais facil com uma ocular de 40 ou a de 32... então não vai me ajudar mto?

Pq minha ideia é usa-la para procurar e ai, se fosse o caso, trocaria de ocular para captar mais detalhes...

Eu vacilei, qdo comprei o Mak, queria comprar o motor. Mas um amigo meu falou: "Aprenda primeiramente a manusear o telescópio manualmente e depois vc compra o motor"... sim, aprendi a manusear bem o telescópio, mas como as vezes tem mta gente comigo fazendo observações, tenho que ficar toda hora posicionando, principalmente qdo é criança rssr.... se tivesse o motor, isso seria bem prático. Uma pena q lá no Armazém tá esgotado e agora só em junho. Sabe outro lugar onde posso encontrar o motor? O seu é motorizado?

Li um cara falando q com o Mak 90, em astrofotografia, da pra ver os anéis de Urano. Qdo o cara me falou isso quase pulei da cadeira! Vc já conseguiu este feito?

Abraços
carlos-sora
carlos-sora
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 113
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 40
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ocular 40 mm Meade - E Bay / TMB 6 MM - MAK 90 - DUVIDAS Empty Re: Ocular 40 mm Meade - E Bay / TMB 6 MM - MAK 90 - DUVIDAS

Mensagem  Bruno Qui 12 Fev 2015, 08:14

carlos-sora escreveu:1- coloquei a ocular de 6 mm e apontei para Saturno. Vi muito bem, mas achei q deveria ser melhor. Ai não sei se é pq eu tava sonolento e isso prejudicou minha acuidade visual ou se o céu tava limpo mas o Seeing ruim, dando a sensação de que poderia ser melhor. Eu coloquei a barlow rosqueada na de 10 mm e tive um resultado um pouco melhor em Saturno.

2- Eu to querendo comprar a de 40 mm pq acho q ia facilitar para mim por procura de nebulosas, já que apanho um pouco procurando com a de 25. Ai acho q seria mais facil com uma ocular de 40 ou a de 32... então não vai me ajudar mto?
Pq minha ideia é usa-la para procurar e ai, se fosse o caso, trocaria de ocular para captar mais detalhes...

3- Eu vacilei, qdo comprei o Mak, queria comprar o motor. Mas um amigo meu falou: "Aprenda primeiramente a manusear o telescópio manualmente e depois vc compra o motor"... sim, aprendi a manusear bem o telescópio, mas como as vezes tem mta gente comigo fazendo observações, tenho que ficar toda hora posicionando, principalmente qdo é criança rssr.... se tivesse o motor, isso seria bem prático. Uma pena q lá no Armazém tá esgotado e agora só em junho. Sabe outro lugar onde posso encontrar o motor? O seu é motorizado?

4- Li um cara falando q com o Mak 90, em astrofotografia, da pra ver os anéis de Urano. Qdo o cara me falou isso quase pulei da cadeira! Vc já conseguiu este feito?
1- Acredito que a dificuldade de se obter uma imagem mais nítida nesse caso foi devido a um seeing deficiente, tanto que ao reduzir a ampliação a imagem melhorou.
2- Para esse fim eu creio que um redutor focal funcionaria melhor no Mak90, do que uma ocular de 40mm. Esse aparelho já enfrenta problemas com a vinhetagem (escurecimento nas bordas das imagens), e ao contrário uma ocular de distância focal muito longa não vai resolver esse problema.
3- O meu é motorizado mas esse motor disponibilizado para EQ-1 não é satisfatório, porque ele fica esbarrando no tubo do telescópio. Uma solução seria tirar a "capa" de plástico do motor, reduzindo o tamanho dele facilitando assim o ajuste.
4- Sinceramente eu não acredito, nem mesmo usando uma CCD QHY planetária porque no máximo essa câmera associada com o Mak90 poderia mostrar algum leve escurecimento no disco. A visualização do anel de Urano vai depender mais de uma grande abertura, porque nem mesmo com um telescópio de 350mm + QHY isso ainda não foi possível. Veja as imagens de Urano com um C14 + QHY: https://astronomia.forumeiros.com/t999-planeta-urano
Veja agora um artigo interessante sobre o Mak90: http://andolfato.blogspot.com.br/2015/02/meu-novo-telescopio-maksutov-cassegrain.html
Qualquer dúvida é só ir retornando, e assim poderemos descobrir cada vez mais como alcançar com qualidade o máximo desse aparelho.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Ocular 40 mm Meade - E Bay / TMB 6 MM - MAK 90 - DUVIDAS Empty Re: Ocular 40 mm Meade - E Bay / TMB 6 MM - MAK 90 - DUVIDAS

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos