ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Manual do usuário - Deep Sky Stacker

+2
Anderson Góes
André Pira
6 participantes

Ir para baixo

Manual do usuário - Deep Sky Stacker Empty Manual do usuário - Deep Sky Stacker

Mensagem  André Pira Qua 28 Jan 2015, 16:21

Como tenho MUITAS dificuldades na utilização de programas específicos no processamento das fotos (creio que outros integrantes também tenham) e como a maioria dos tutoriais estão sempre em inglês (o meu é muito fraco) estou enviando um manual do DSS em português!
Espero que ajude a outros como eu.
Abs...
http://deepskystacker.free.fr/portuguese/userguide.htm
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do usuário - Deep Sky Stacker Empty Re: Manual do usuário - Deep Sky Stacker

Mensagem  Anderson Góes Sex 30 Jan 2015, 02:07

Mas que maravilha André!!! cheers Também tenho uma certa dificuldade com o programa e isso vai ajudar muito. Valeu mesmo.

Abraço.
Anderson Góes
Anderson Góes
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 103
Data de inscrição : 14/04/2013
Idade : 37
Localização : São Paulo

https://www.flickr.com/photos/118495293@N02/sets/

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do usuário - Deep Sky Stacker Empty Re: Manual do usuário - Deep Sky Stacker

Mensagem  Tellescópio Sex 30 Jan 2015, 06:23

Perfeito, realmente vai ajudar muitos com este programa gratuito, excelente para o empilhamento de fotos de DSO.
Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 205
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Goiânia/GO

http://www.tellescopio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do usuário - Deep Sky Stacker Empty Re: Manual do usuário - Deep Sky Stacker

Mensagem  André Pira Sex 30 Jan 2015, 14:24

Boa tarde membros e amigos do fórum! Estendendo um pouco o objetivo/finalidade do tópico, gostaria de fazer uma sugestão, convite ou até um pedido aos membros mais experientes na prática da astrofotografia: que "SE" possível fossem postados a forma com que os amigos e membros utilizam determinados programas para processamento e tratamento das fotos, tais como o próprio deep sky stacker, o registax e photoshop - acho que são os principais.
Sei que isso levaria muito tempo, diversas postagens, além de muita paciência dos amigos (membros) mais experientes. Porém nós que estamos iniciando em astrofotos precisamos "muuiito" dessa força. Eu mesmo postei várias fotos recentes, porém todas sem processamento nenhum - afinal não sei utilizar os programas citados.
Até tentei o DSS utilizando um famoso vídeo colocado na internet como auxílio. Tirei os tais "darks" e "flats" frames na mesma configuração de máquina (uma DSLR) que os light frames. Alimentei o programa com tudo e fiquei esperando um tempão o resultado, mas na hora do resultado final.....ficou horrível - sem condições de utilização! Aí optei pelas fotos ao natural mesmo.
Creio que mais gente passou pela mesma experiência na utilização desses programas e tenha a mesma dificuldade.
Bom, é isso aí! Sugestão feita...
Um grande abraço à todos!!!
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do usuário - Deep Sky Stacker Empty Re: Manual do usuário - Deep Sky Stacker

Mensagem  PauloM Sáb 31 Jan 2015, 21:53

Gostei da sugestão!

Por exemplo, o já super experiente Anderson poderia falar um pouco sobre o uso dos programas que ele usa para empilhamento.

Eu fico meio até com receio já de entrar nesse mundo das astrofotografia, pois mal sei mexer no paint, imagina photoshop e esses programas de empilhamento e tal.
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do usuário - Deep Sky Stacker Empty Re: Manual do usuário - Deep Sky Stacker

Mensagem  André Pira Sáb 31 Jan 2015, 22:47

Então empatamos meu amigo Paulo!!!
Sei que esse assunto de processamento é meio complicado, afinal cada programa tem uma finalidade específica: uns são usados para planetas, outros para DSOs, outros para pós-produção, enfim...Também sei que necessitarão de "looonngas" explicações dentro do tópico e que acabará (tópico) correndo o risco de se tornar um dos mais extensos do fórum.
Mas em contrapartida se tornará um espaço muito rico de aprendizado e compartilhamento de experiências e idéias. Afinal a oportunidade de poder repartir/dividir (por meio de registros fotográficos) o prazer que sentimos na prática da astronomia através de observações realizadas noites adentro, seja com familiares ou um grupo de amigos, acaba se tornando um momento tão bom quanto o da própria observação!
Abraços...
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do usuário - Deep Sky Stacker Empty Re: Manual do usuário - Deep Sky Stacker

Mensagem  Pires Dom 01 Fev 2015, 00:56

André Pira escreveu:Boa tarde membros e amigos do fórum! Estendendo um pouco o objetivo/finalidade do tópico, gostaria de fazer uma sugestão, convite ou até um pedido aos membros .
Bom, é isso aí! Sugestão feita...
Um grande abraço à todos!!!

Ola
Um bom tópico. A  astrofografia e  os  processamentos   estão  em um ritmo tão alucinante com cameras, soft cada vez mais  sofisticados ,etc  que  duvido que alguem pode ser um expert no assunto. (veja  que   jupiter atualmente estão  conseguindo  dar até marcha a ré nele rssss).
Quando  eu  comprei minha primeira camera   que  não me lembro  nem  a  marca,  li  o manual com muita dificuldade, ela  nem  tinha    jeito de colocar a  imagem no micro e  o  foco se dava  por numeros  de pixels  e  ninguem ainda   que  eu  conheça estava usando ccd na epoca, era cameras de filmes e geralmente deep sky. Ahhh, lembrei o nome: Starlight xpress.
e  no seu  catalogo vinha escrito em letras garrafais: O  unico jeito de  aprender astrofotografia é:  Tirando fotos!!!!!.  então vamos aos  sofst:  registax  acho  que  ja  deu, eu uso o antigo    registax 4  só para os  finalmentes  pois  sou  inimigo de complicações e não vejo nada de melhora na imagem nos  mais  atualizados  porque o que vale mesmo é a filmagem!!!.  o AS'2 é um otimo   programa para   empilhar  e fazer uma  foto de  uma filmagem, não é complicado e a configuração dele é praticamente  a  default.  Sobre o photoshop dai sim teremos que ter um cuidado e  analisar muito bem o que ser feito na foto pois existe  fotos  que   servem cientificamente e outras que são mais  fotos artisticas  (sempre as mais bonitas e  mais  alteradas!). Aprendi muito pouco lendo porque  a  minha idade ( 73) não  da mais para ficar estudando e acho que  astrofotografia  deve ser encarada como  hobby!  porque com  a  evolução das cameras  e dos  softs  citados  precisamos  tomar  muito cuidado. Aconselho a não usar photoshop e sim o photo filtre pois é mais simples, altera menos as fotos e a coisa fica mais real. Mas uma coisa posso dizer: se não tiver uma boa  filmagem jamais conseguirá uma bela foto (planetaria   que é o que pratico). Deep sky   nunca pratiquei pois o céu da minha cidade é  altamente poluido ( 6  usinas de cana e uma de laranja no centro da cidade!  ..
abs
Darío Pires
http://dariopires.com.br

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do usuário - Deep Sky Stacker Empty Re: Manual do usuário - Deep Sky Stacker

Mensagem  André Pira Dom 01 Fev 2015, 09:36

Nossa....que bela postagem! E magnífica maneira de se iniciar um tópico - muito obrigado.
Realmente parece que a astrofotografia não caminha, CORRE e muito! Programas e câmeras cada vez mais sofisticados, técnicas de processamento e tratamento que como você disse muito bem: fazem da foto uma verdadeira produção artística. Contudo a frase do catálogo quase não se modificou e parece que se tornou uma lei, uma regra principalmente nesta área em geral:
"Só se aprende astrofotografia tirando fotos."

Concordo em partes com a frase que resiste bravamente ao desenvolvimento da fotografia ou astrofotografia em geral. Sem prática não existe vivência e incorporação de conhecimentos adquiridos, e consequentemente não há como nascer sabedoria. Mas não podemos negar que nessa área pouca literatura foi produzida (pelo menos em nossa língua) ou há algum livro que trate/aborde o assunto??? Procurei muito mas não encontrei nada...
Sem um conhecimento prévio não há o quê se colocar em prática ou incorporar o quê foi lido. Quem pratica ou inicia na astrofotografia tem que suar muito até conseguir algum resultado satisfatório devido a escassez de material disponível.
Quanto aos programas utilizados para processamento e produção de imagens (as planetárias por exemplo), só são obtidas através de empilhamentos feitos a partir de uma filmagem? Não há como se produzir uma foto planetária (razoável na melhor das hipóteses) com uma DSLR? Já li que DSLRs definitivamente NÃO são boas para esta finalidade, mas existe alguma maneira (alternativa) de se conseguir isso? Até tirei uma foto de Júpiter que mais parece um rascunho, quase uma caricatura comparado a maioria das fotos dos colegas - alguém tem que se expor...
Não tenho a intenção de fazer GRANDES gastos, mesmo porque não tenho recursos para isso, e sim pequenos ou razoáveis investimentos para extrair o prazer/satisfação dentro da proposta da prática astronomia amadora. Sendo assim, o registax ou outro programa fornece esse recurso?
Bom...peço desculpas pela minha ignorância no assunto e agradeço mais uma vez a paciência dos amigos!
Abraços...



André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do usuário - Deep Sky Stacker Empty Re: Manual do usuário - Deep Sky Stacker

Mensagem  Pires Dom 01 Fev 2015, 12:47

Mas não podemos negar que nessa área pouca literatura foi produzida (pelo menos em nossa língua) ou há algum livro que trate/aborde o assunto???

Ola
Não  sou a pessoa certa  para comentar sobre literatura porque  leio apenas o necessário pois acredito  que  Einstein  tinha muita razão  quando citou essa frase:  "Quem lê  demais e  usa o cérebro de menos, adquire a preguiça de PENSAR!".
Sobre  literatura sobre astrofotografia existe muitos  ensinamentos na internet mas  no meu caso  a  mais de 30 anos quando  iniciei a  contruir telescopios ( optica e mecanica) tive apenas dois livros para  me  ajudar e me  ensinar:  Jean Texereau - França  e Paolo Andrenelli - italia, então  sempre acreditei  que  quando a gente  quer muito aprender e construir algo, a  "vontade de aprender" fala mais alto e a  nossa mente pega com muito mais facilidade. Sobre os  softs  registax, AS'2  tem  varios  tutoriais (  O  amigo  Avani  fez um muito bem feito  se não me falha a  memória)  então  acho que é por ai  que se caminha. teoria  em astrofotogria cai  por  terra  porque  a turbulencia atmosferica  barra  quase tudo e  foto  planetaria  com  cameras que  citou acima sem empilhamento é  pura perda de tempo!. Ja  com filmagem com mais de 2000 frames está dificil , então imagina com  apenas  um  frame o  que dará. Essa é a minha modesta opinião. Tem mais   pessoas  aqui astrofotografos que podem também dar  a sua contribuição nesse tópico inclusive para não virar ping pong. rsss
abs
Darío Pires
http://dariopires.com.br

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do usuário - Deep Sky Stacker Empty Re: Manual do usuário - Deep Sky Stacker

Mensagem  André Pira Dom 01 Fev 2015, 12:59

Entendo....bom, existe um endereço na net dos tutoriais desses programas que foram disponibilizados pelo colega Avani? Ou está em algum tópico do fórum?
Mais uma vez....muito obrigado!
Abs.
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do usuário - Deep Sky Stacker Empty Re: Manual do usuário - Deep Sky Stacker

Mensagem  Pires Seg 02 Fev 2015, 00:44

André Pira escreveu:Entendo....bom, existe um endereço na net dos tutoriais desses programas que foram disponibilizados pelo colega Avani? Ou está em algum tópico do fórum?
Mais uma vez....muito obrigado!
Abs.

entre nesse link  que tem o  tutorial do ez planetary e se procurar na internet certamente achará os demais que precisa, agora photoshop  é complicado mesmo..
abs
http://tellescopio.com.br/tutorial-ezplanetary-portugues

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do usuário - Deep Sky Stacker Empty Re: Manual do usuário - Deep Sky Stacker

Mensagem  romulogq Seg 02 Fev 2015, 11:45


Astrofotografia de céu profundo e planetária são coisas totalmente diferentes, não tem jeito mesmo. Vou citar em resumo algumas características de cada tipo:

Astrofotografia de céu profundo tem que ter:

- Montagem equatorial, e de preferência com GO TO e autoguiagem
- Telescópio com distância focal média entre 500 e 1000mm F5 a F6 (F menor capta luz mais rápido), de preferência refrator.
- Câmera CCD monocromática com sistema de resfriamento para diminuir ruído, com DSLR também é possível mas tem que ser bom no processament do photoshop para amenizar o ruído que é muito alto.
- Aplanador de campo para reduzir o coma em telescópios rápidos.
- Estudar muito os diversos softwares necessários como EQmod, PHD guiding, Stelarium, Deep Sky stacker, Photoshop. Em meu blog eu tenho vários tutoriais sobre estes softwares, abaixo tem os links:

http://astronomiaemvix.blogspot.com.br/2014/10/eqmod-plataforma-completa-para.html
http://astronomiaemvix.blogspot.com.br/2013/06/tutorial-do-autostarkket-2.html
http://astronomiaemvix.blogspot.com.br/2014/11/comparacao-entre-sensores-ccd.html
http://astronomiaemvix.blogspot.com.br/2013/07/tutorial-ezplanetary.html
http://astronomiaemvix.blogspot.com.br/2014/12/autoguiagem-fronteira-final.html

Astrofotografia planetária tem que ter:

-Telescópio com F alto e grande abertura , ideal acima de 200mm.
-Lente barlow de alta qualidade para grandes ampliações, ideal Televue Powermate 5X
-Câmera planetária de alta performance(alta velocidade de frames).
-Montagem equatorial também é preferível, mas com alguma dificuldade podem ser utilizadas outras montagens.
-Computador rápido, com bastante memória RAM e portas USB2.0, devido a grande quantidade de frames captados, computadores lentos não entregarão performance.
-Estudar softwares como Ezplanetary, Registax e photoshop.

Espero ter ajudado um pouco, eu meu blog tem mais coisas.

romulogq
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 70
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 47
Localização : Vitória-ES

http://www.astronomiaemvix.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do usuário - Deep Sky Stacker Empty Re: Manual do usuário - Deep Sky Stacker

Mensagem  Anderson Góes Seg 02 Fev 2015, 21:58

PauloM escreveu:Gostei da sugestão!

Por exemplo, o já super experiente Anderson poderia falar um pouco sobre o uso dos programas que ele usa para empilhamento.

Eu fico meio até com receio já de entrar nesse mundo das astrofotografia, pois mal sei mexer no paint, imagina photoshop e esses programas de empilhamento e tal.

Valeu Paulo pelo elogio mas estou bem longe de ser experiente Crying or Very sad rsss estou aprendendo e muito ainda como vocês. Ajudo no que posso e no que aprendi com a prática na limitação do meu aparelho e métodos que utilizo.

Acho que antes de tudo temos de ter em mente que para fotos maravilhosas do céu profundo é necessário ter os equipamentos corretos, como nossos colegas disseram sobre a montagem ser equatorial, ter uma boa câmera, saber trabalhar com os programas e muita paciência. No meu caso tenho uma montagem altazimutal que me impossibilita de fazer fotos de longa exposição do céu profundo. Além disso uso o método afocal para fazer alguns registros. Existe ai algumas limitações do método que utilizo e, neste caso utilizo o photoshop para melhorar as cores, contrastes entre outros para tentar realçar melhor o objeto. Para o DSS ainda peno mas acho que o negocio é fazer testes. Com os tutoriais não consegui ir muito longe infelizmente.

Para os planetas, acredito que se torna mais simples mas sem empilhamento não conseguirá obter uma boa imagem pois o programa empilhando os frames fará com que sua imagem fique muito mais rica em detalhes do que um frame único. Programas como o AS!2 e Registax são bem simples de usar e dão resultados muito bons. Precisamos também verificar as condições atmosféricas pois elas afetam fortemente o resultado da imagem final. O céu deve estar bem estável. Se olhar para um planeta e ele parecer uma "geleca" esqueça. Fique somente nas observações ou feche o guarde o telescópio. Tentar um registro nessas condições só o deixará chateado.

Mesmo com um equipamento não exatamente próprio para a astrofotografia é possível obter bons registros, mesmo que muito longe das fotos de longa exposição do céu profundo ou de imagens planetárias feitas com câmeras para este fim. Assim, verifique as limitações do seu equipamento e tente extrair ao máximo o que ele pode lhe oferecer.

Abraço
Anderson Góes
Anderson Góes
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 103
Data de inscrição : 14/04/2013
Idade : 37
Localização : São Paulo

https://www.flickr.com/photos/118495293@N02/sets/

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do usuário - Deep Sky Stacker Empty Re: Manual do usuário - Deep Sky Stacker

Mensagem  PauloM Seg 02 Fev 2015, 23:20

Valeu Anderson e os demais.. Estou meio dividido. Parece suuuper difícil.. No Tô com um sentimento misto. Hora quero encara a empreitada, hora acho que vou acabar não levando pra frente.

Baixei alguns desses programas pra ir me familiarizando, vamos ver!

Abraços
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do usuário - Deep Sky Stacker Empty Re: Manual do usuário - Deep Sky Stacker

Mensagem  Anderson Góes Ter 03 Fev 2015, 07:27

PauloM escreveu:Valeu Anderson e os demais.. Estou meio dividido. Parece suuuper difícil.. No Tô com um sentimento misto. Hora quero encara a empreitada, hora acho que vou acabar não levando pra frente.

Baixei alguns desses programas pra ir me familiarizando, vamos ver!

Abraços

Não se preocupe não Paulo. Comesse com as observações. Se habitue com o telescópio e com o que se é possível ver a noite. Tirar fotos vai ser inevitável pois de alguma forma nós queremos deixar registrado aquilo que vemos. O inicio é sempre complicado mas depois se torna simples com a prática. Você pode ver que mesmo com um método afocal e com uma simples câmera é possível se obter registro razoáveis de planetas e do céu profundo Very Happy .
Anderson Góes
Anderson Góes
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 103
Data de inscrição : 14/04/2013
Idade : 37
Localização : São Paulo

https://www.flickr.com/photos/118495293@N02/sets/

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do usuário - Deep Sky Stacker Empty Re: Manual do usuário - Deep Sky Stacker

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos