A Geometria do Firmamento.

Ir em baixo

spica A Geometria do Firmamento.

Mensagem  Helder Lamark em Qui 22 Jan 2015, 23:59

Olá amigos. Sou novo por aqui. VIm à procura de um fórum de astronomia para aprender um pouco mais sobre a geometria do firmamento. Certamente ao explicar melhor, terei resposta pois creio que esse questionamento meu até os antigos egípcios já o fizeram: Por quê o céu noturno é tão imutável? Percebam: As estrelas que vemos no céu e seu posicionamento são em função do movimento de rotação da terra assim como a latitude e longitude a qual nos encontramos. Mas lá no hemisfério norte não temos um céu noturno bem diferente do nosso? Isso se dá devido à posição desses astros em relação àquela latitude/longitude. Agora, eis a dúvida: Avaliemos essa situação: dia 01/01/2015 a Terra se encontra em uma das extremidades da elipse em torno do Sol, certo? Durante a noite, olhamos fixamente para o céu; tentando fixar as principais estrelas e constelações. (Me concentro no Cruzeiro do Sul, por exemplo). Passados cerca de 180 dias, a Terra estaria na outra extremidade da elipse. Durante a noite, sua face estaria voltada para exatamente o lado oposto do céu noturno do dia 01/01/2015. Mas a pergunta é: Por quê vemos então as mesmas estrelas? as mesmas constelações, e praticamente na mesma posição? Não deveriamos estar vendo outras constelações? Outras estrelas?

Tentei retratar essa situação através dessa ilustração. Gostaria muito de algum esclarecimento (mesmo que teórico) a respeito desta observação. Desde já agradeço.


Helder Lamark
Curioso
Curioso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 22/01/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: A Geometria do Firmamento.

Mensagem  Marcos Poncio em Sex 23 Jan 2015, 07:00

Olha Não entendo nada disso.
Mas acho que alem da terra girar em torno do Sol, ela tem sua própria rotação.
As vezes deve ser isso.
avatar
Marcos Poncio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 363
Data de inscrição : 29/12/2014
Localização : Curitiba

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: A Geometria do Firmamento.

Mensagem  Tellescópio em Sex 23 Jan 2015, 08:37

Olá Helder, o planeta Terra tem uma órbita fixa em torno do Sol. O movimento de rotação permite que vejamos o mesmo ponto no céu em certo posicionamento durante alguns dias, no entanto o movimento de translação faz com que ao passar dos dias e meses, este determinado ponto no céu se desloque mais em sentido ao OESTE.

Isto pode ficar mais claro da seguinte maneira, avaliemos essa situação: dia 01/01/2015, a noite por volta das 20:00hs olhamos para o céu e percebemos que a Constelação de Órion (3 marias) está a 26º acima do horizonte LESTE. Passados 180 dias, no dia 01/07/2015 perceberá que a Constelação de Órion sumiu no horizonte OESTE enquanto o dia estava claro e quando observou o céu a noite por volta da 20:00hs não encontrou a Constelação de Órion, porém viu outras constelações que durante os 180 dias foram surgindo no horizonte LESTE.

Agora algo interessante ocorre também, passados mais 180 dias, de forma que completou 1 ano, agora no dia 01/01/2016 às 20:00hs se olhar o céu perceberá que a Constelação de Órion estará novamente 26º acima do horizonte LESTE exatamente o mesmo ponto de 1 ano atrás. Seria necessário passar 75 anos, em 01/01/2100 para que você percebesse que a Constelação de Órion está apenas 1º grau mais baixo no horizonte LESTE, ou seja 25º às 20:00hs. Sendo assim levariam 2285 anos para que você conseguisse observar a Constelação de Órion a apenas 1º acima do horizonte LESTE, às 20:00hs.

Isso ocorre porque nosso sistema solar gira em orbita da Via-Láctea.

Este vídeo é bem interessante de se ver: https://www.youtube.com/watch?v=mOg8xx5N3EI

avatar
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 205
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Goiânia/GO

http://www.tellescopio.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: A Geometria do Firmamento.

Mensagem  Tellescópio em Sex 23 Jan 2015, 08:54

Este outro vídeo é melhor do que o primeiro: https://www.youtube.com/watch?annotation_id=annotation_347352&feature=iv&src_vid=0jHsq36_NTU&v=C4V-ooITrws
avatar
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 205
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Goiânia/GO

http://www.tellescopio.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: A Geometria do Firmamento.

Mensagem  Helder Lamark em Sab 24 Jan 2015, 00:32

Obrigado pelos esclarecimentos, amigo. Os vídeos são espetaculares. No entanto, neste modelo, aí sim mesmo que deveríamos ver um verdadeiro baile de estrelas em meio a esse giro de 360 graus. No entanto, vemos as mesmas estrelas. Novamente quanto ao Cruzeiro do Sul. Ele está sempre lá, e seu ângulo varia pouco. No entanto, como a Terra está girando em torno do Sol, em 6 meses não deveríamos mais ver o Cruzeiro do Sul (ou Órion, nada). Deveriamos ver outras estrelas (aquelas ofuscadas pelo Sol durante o dia). Já usei programas como o Celestia, Win Stars e Stellarium para tentar retratar o caso mas não obtive sucesso. Dentro da Geometria Euclidiana, deveriamos estar vendo outras estrelas. Creio eu que esse fato contribuiu bastante para a enunciação do modelo geocêntrico. No entanto, mesmo sem fontes, só por dedução e umas continhas aqui e ali, creio ter algo a ver com a deformação na trajetória da luz emitida por essas estrelas, já que umas são mais próximas e outras não. Não sei. Mas tô curtindo bastante as abordagens do fórum.

Helder Lamark
Curioso
Curioso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 22/01/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: A Geometria do Firmamento.

Mensagem  Bruno em Sab 24 Jan 2015, 13:44

Helder Lamark escreveu:geometria do firmamento.
Por quê o céu noturno é tão imutável?
eis a dúvida: Avaliemos essa situação: dia 01/01/2015 a Terra se encontra em uma das extremidades da elipse em torno do Sol, certo? Durante a noite, olhamos fixamente para o céu; tentando fixar as principais estrelas e constelações. (Me concentro no Cruzeiro do Sul, por exemplo). Passados cerca de 180 dias, a Terra estaria na outra extremidade da elipse. Durante a noite, sua face estaria voltada para exatamente o lado oposto do céu noturno do dia 01/01/2015.
Por quê vemos então as mesmas estrelas? as mesmas constelações, e praticamente na mesma posição?
Não deveriamos estar vendo outras constelações? Outras estrelas?
Olá Helder, obrigado por se conectar ao AF.
Experimente considerar o céu noturno como sendo tudo menos imutável. Uma constelação é um grupo de estrelas que parecem fixas e próximas umas das outras, ligadas por traços imaginários formando determinados desenhos no céu. Na realidade elas não são verdadeiros grupos de estrelas, porque as estrelas que formam as constelações apenas parecem estarem agrupadas quando são vistas aqui da Terra. Se você as observasse à partir de um outro planeta não conseguiria vê-las dispostas daquela forma. Nos concentrando agora na posição do Cruzeiro do Sul sobre o horizonte sul no hemisfério sul no dia 1º de janeiro às 23:30hs, veremos que será a mesma para essa constelação no dia 15 de janeiro às 22:30hs e em 30 de janeiro às 21:30hs. De 15 em 15 dias ela aparece uma hora mais cedo no mesmo lugar aparente do céu sobre o horizonte sul no hemisfério sul. Quando se passarem os 180 dias elas estarão lá, entretanto durante as 12 horas do dia em que a luz do Sol entra diretamente na atmosfera não nos deixando vê-las por outros 180 dias.
Espero ter ajudado.

Bruno
Moderador
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 56

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: A Geometria do Firmamento.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum