ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cuidados com oculares / acessórios. Fungos?

3 participantes

Ir para baixo

Cuidados com oculares / acessórios. Fungos? Empty Cuidados com oculares / acessórios. Fungos?

Mensagem  PauloM Dom 18 Jan 2015, 21:51


Olá pessoal.

Quando eu comprei a minha primeira câmera, sempre me botaram bastante medo para ter cuidado com as objetivas.

Por isso, eu sempre coloco minha máquina no sol (luz indireta) umas 2 vezes por semana para evitar fungos.

Com as oculares / barlows, etc, vocês tem algum cuidado específico?

Gostaria de dicas para cuidar melhor dos acessórios.

Abraços!
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com oculares / acessórios. Fungos? Empty Re: Cuidados com oculares / acessórios. Fungos?

Mensagem  Anderson Góes Ter 20 Jan 2015, 21:20

Paulo, se você for guardá-las em um local sem umidade não vejo problema. Caso não seja, coloque aqueles saquinhos de sílica em gel na maleta ou local onde guardar que elas retiram a umidade e já resolvem um bocado.
Anderson Góes
Anderson Góes
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 103
Data de inscrição : 14/04/2013
Idade : 37
Localização : São Paulo

https://www.flickr.com/photos/118495293@N02/sets/

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com oculares / acessórios. Fungos? Empty Re: Cuidados com oculares / acessórios. Fungos?

Mensagem  PauloM Ter 20 Jan 2015, 21:28


Valeu Anderson, muito obrigado pela resposta Wink
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com oculares / acessórios. Fungos? Empty Re: Cuidados com oculares / acessórios. Fungos?

Mensagem  André Pira Qui 09 Jul 2015, 15:13

Estou lendo e "tentando" aprender sobre esse assunto também. Afinal oculares e lentes estão mais caros do que nunca e cuidar dos materiais que com muito esforço adquirimos nunca é demais. Logicamente entre tantas leituras e vídeos, dúvidas vão surgindo ao longo do aprendizado.
Por exemplo: em um vídeo de um renomado fotógrafo na NET ele aconselha que qualquer tipo de lente fique exposta "de vez em quando" a radiação UV por essa ter efeito germicida e dessa forma evitar o surgimento de fungos que simplesmente estão presentes no ar queiramos ou não.
Sabemos que o SOL faz isso, mas também certos tipos de lâmpadas tem essa característica mais acentuada. As ultra violeta utilizadas em aquários (por exemplo) justamente com essa finalidade: esterilizar a água! Contudo são perigosas se entrarem em contato direto com os olhos e dessa forma não é aconselhável qualquer tipo de uso que não seja o indicado.
Mas e a chamada LUZ NEGRA? Ela também emite uma maior quantidade de radiação UV. Alguém faz ou fez uso desse artifício para cuidar ou controlar a proliferação de fungos? Existe alguma restrição ao seu uso?
Gostaria de tentar utilizá-la juntamente com a sílica indicada pelos amigos nas postagens anteriores para controle da umidade e que já faço uso com frequência.
Agradeço a ajuda e opinião de todos!
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com oculares / acessórios. Fungos? Empty Re: Cuidados com oculares / acessórios. Fungos?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos