ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells

+4
Marcos Poncio
orlando
romulogq
hellsbells
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells Empty DIÁRIO DE BORDO - HellsBells

Mensagem  hellsbells Ter 13 Jan 2015, 14:10

Olá!

Apesar da falta de traquejo e linguajar técnico, resolvi registrar por aqui minhas "viagens estelares" para compartilhar minhas descobertas com outros novatos e ser aconselhado pelos mais experientes.

Sem mais delongas, vamos à primeira entrada:



DATA: 12/01/2014
Umas dos maiores aprendizados para um paulistano em astronomia é a prática da paciência zen. Explico: o céu hoje não está totalmente limpo. Algumas vezes me preparei para uma observação, localizei o alvo na buscadora e quando ia para a objetiva, TA-DÁ!, nuvem na frente. Paciência, e tome fazer tudo de novo.
Um bom acessório que estou usando é o laser pointer. Quando o alvo não é tão claro, localizo-o no bino, aponto o laser e, em seguida, procuro o traçado verde pela buscadora. Não sei se é correto, mas está funcionando bem no meu caso.

MCZ-AL
23H03
Azimute: 40º
Proa: 287º
Telescópio Greika 90060 - Ocular 8mm
Cometa Lovejoy (C/2014 Q2)
Encontrei uma pequena mancha esverdeada entre Aldebaran e 1Tau.
Meu primeiro cometa nessa re-edição de astrônomo amador (é... eu vi o Harley!). Interessante de se ver, mas nada fantabuloso.

00H08
Azimute: 45º
Proa: 350º
Telescópio Greika 90060 - Ocular 8mm
Castor (Gemini)
Minha primeira estrela dupla. Sensacional de se ver Castor A e Castor B em sua dança pareada pelos céus. Além de gêmeos, um deles é bicéfalo!

____________________________________________________________________________________

DATA: 13/01/2014
Visita noturna em casa é um bom motivo para continuar o safári. As nuvens continuam a testar o meu lado zen, mas os fins justificam os espinhos pelo caminho... então vamos aos relatos:

03H00 (MCZ-AL)
Azimute: 20º
Proa: 105º
Telescópio Greika 90060 - Ocular 8mm
Saturno
A jóia do sistema solar! A figurinha que me faltava para completar a página dos gigantes solares!
É realmente uma visão esplêndida, e dá para entender porque se viu Saturno com "orelhas"...
A instabilidade da montagem do Greika treme demais ao menor sinal de vento (é... upgrades precisam vir logo!) mas nada supera o entusiasmo de ver essa bela estrutura no céu da madrugada.

04H15 (MCZ-AL)
Azimute: 40º
Proa: 182º
Binóculos Bushnell Falcon 10x50
Cruzeiro do Sul + Jewel Box (NCG4755 - C94)
A visita resolve dormir aqui em casa. Eu resolvo descer com o bino e caçar a constelação símbolo do hemisfério sul. Apesar da simplicidade, é uma forma imponente e facilmente reconhecível.
Ao seu lado, a maravilhosa "caixinha de jóias". Preciso descer outro dia como o tele para ver isso com os detalhes necessários.

Por ora é isso. Foi uma longa noite em que eu cumpri com alguns objetivos que esperava alcançar já há algum tempo.
Já estou ansioso pelas próximas observações!
hellsbells
hellsbells
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 06/12/2014
Idade : 58
Localização : Maceió - AL

http://foxhole666.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells Empty Re: DIÁRIO DE BORDO - HellsBells

Mensagem  romulogq Ter 13 Jan 2015, 16:01

Muito bom HellsBells! Continue compartilhando com nós as suas experiências, é muito legal ver as descobertas e sensações sentidas por outra pessoa ao ver o espaço sideral.

romulogq
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 70
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 47
Localização : Vitória-ES

http://www.astronomiaemvix.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells Empty Re: DIÁRIO DE BORDO - HellsBells

Mensagem  orlando Ter 13 Jan 2015, 21:40

Bacana Hellsbell.
Me lembro de quando eu estava começando a descobrir o céu também,muito legal observar os aglomerados.
É fascinante o céu noturno!
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells Empty Re: DIÁRIO DE BORDO - HellsBells

Mensagem  hellsbells Ter 13 Jan 2015, 23:35

Orlando, me tire uma dúvida... você estava à caça do Lovejoy, correto?
É possível vê-lo com detalhes, ou tudo que podemos ver é essa mancha verde acinzentada?
hellsbells
hellsbells
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 06/12/2014
Idade : 58
Localização : Maceió - AL

http://foxhole666.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells Empty Re: DIÁRIO DE BORDO - HellsBells

Mensagem  Marcos Poncio Qua 14 Jan 2015, 07:28

Parabéns pela dedicação.
Eu ainda vou virar a noite e cumprir com meus objetivos também

kkk
Marcos Poncio
Marcos Poncio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 363
Data de inscrição : 29/12/2014
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells Empty Re: DIÁRIO DE BORDO - HellsBells

Mensagem  orlando Qua 14 Jan 2015, 17:11

hellsbells escreveu:Orlando, me tire uma dúvida... você estava à caça do Lovejoy, correto?
É possível vê-lo com detalhes, ou tudo que podemos ver é essa mancha verde acinzentada?
Eu só consigo vê-lo como uma mancha,parecido com o aglomerado globular 47tuc com meu binóculo.Acho que só com telescópio de grande abertura é que seja possível perceber a coloração esverdeada.
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells Empty Re: DIÁRIO DE BORDO - HellsBells

Mensagem  hellsbells Qua 14 Jan 2015, 19:29

Obrigado, Orlando.

É que a gente fica velho e o equipamento nativo já não é mais essas coisas.
Então começa a achar que está vendo menos demais... Mas sua observação me alegrou bastante, pois foi exatamente o que vi. Talvez o esverdeado tenha sido meio que por "sugestão".
hellsbells
hellsbells
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 06/12/2014
Idade : 58
Localização : Maceió - AL

http://foxhole666.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells Empty Re: DIÁRIO DE BORDO - HellsBells

Mensagem  Bruno Sex 16 Jan 2015, 21:30

hellsbells escreveu: Talvez o esverdeado tenha sido meio que por "sugestão".
Creio que não hellsbells, eu também constatei por mais de uma vez essa coloração esverdeada com um refrator de 70mm F10 e 70x, ainda que precisasse de um pouco de visão oblíqua para ver mais claramente.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells Empty Re: DIÁRIO DE BORDO - HellsBells

Mensagem  PauloM Sáb 17 Jan 2015, 01:16


Se ainda te falta traquejo, como você mesmo disse, o que me falta? kkk. Parece muito avançado pra mim rs.

Gostei bastante do seu diário, continue fazendo updates Wink
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells Empty Re: DIÁRIO DE BORDO - HellsBells

Mensagem  hellsbells Seg 15 Jun 2015, 10:14

Depois de longo silêncio, eis que uma luz surge no horizonte.
Meu "chinezinho" cumpriu com sua missão de me re-introduzir o "micróbio estelar" que, associado aos belos céus alagoanos, me trouxe de volta para a astronomia amadora fortemente.
Mas, os dias deste refrator ficaram para trás, e um novo capítulo está por se iniciar. Namorei por um longo tempo o SW200 Explorer com a EQ5. Ultimamente ele estava esgotado no Armazém mas, eu ficava indo e vindo nessa página como uma sarna. E o esforço resultou em sucesso. Eis que, numa bela manhã, vi o tele disponível. Sem nem pensar fiz a compra. Foi o último. E o dito tele saiu do catálogo do AdT. Agora só se encontra um similar, mas com 750mm e sem montagem. Sem falar que "driblei" o reajuste.

Só me resta esperar o dia 25 deste mês de junho (data prevista de entrega) e começar tudo de novo, bem mais armado e municionado! Só duas coisas me preocupam: a MANE (maldição de aquisição de novo equipamento) e o "inverno" alagoano que transforma os dias em um chuvoso período interminável. Vamos ver se o Pedrão, lá em cima, dá uma mãozinha!

Ah, sim... em tempo: chegando esse primeiro pedido, já vou engatilhar outro com a motorização, lentes extras, colimador laser etc etc... Agora a brincadeira começou a dar os ares de seriedade!
hellsbells
hellsbells
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 06/12/2014
Idade : 58
Localização : Maceió - AL

http://foxhole666.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells Empty Agora o equipo está tomando forma!

Mensagem  hellsbells Ter 23 Jun 2015, 16:16

cheers  cheers  cheers  cheers  cheers  IT IS HOME! cheers cheers cheers cheers cheers
O "Chinesinho" foi pro armário!

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells 900zkx

Mas agora eu preciso esperar a MANE* esfriar... Crying or Very sad  Crying or Very sad  Crying or Very sad




MANE: Maldição da Aquisição de Novo Equipamento. Notadamente, na área de astronomia amadora se manifesta na forma de precipitação e céus fechados...
hellsbells
hellsbells
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 06/12/2014
Idade : 58
Localização : Maceió - AL

http://foxhole666.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells Empty Diaário de Bordo - o novo equipamento

Mensagem  hellsbells Ter 23 Jun 2015, 16:29

Como eu criei este tópico para ser um relato de minha vivência amadora-astronômica, aqui vão as ponderações da nova aquisição.

Sobre o vendedor
O Armazém do Telescópio é bem conhecido por todos, e me vali da experiência compartilhada nestas páginas para fazer o upgrade. Tiro certo, na mosca. Pessoal muito bacana, responde suas dúvidas e enviam rápido para a transportadora.

Sobre a transportadora (TNT Mercurio)
Foram previstos 10 dias úteis (que poderiam ter algum acréscimo por eu me localizar na região NE), mas a entrega se deu em apenas 11 dias corridos. Mas há um porém: de Curitiba para Campinas, foi rápido, assim como de Campinas para Aracaju (escala da entrega). De Aracaju para Maceió também foi no mesmo dia. Mas os volumes chegaram aqui na sexta-feira e eu só os recebi hoje, na TERÇA. Sem contar o sacripanta do domingo, TRÊS DIAS para movimentar uma pequena carga dentro da cidade? Isto aqui está perdido, mesmo.

Sobre o produto
A SW sabe como embalar seus produtos e, por mais pancadas que leve no trajeto (imagino que da China para a SW, da SW para o BR, Curitiba e depois MCZ) nada ofende o produto. Intacto e perfeito. Nota 10.
A montagem é bestialmente fácil. Tudo bem que eu decorei o vídeo do Leandro do AdT montando o bicho, mas não há dificuldade e nem precisei de consultas durante o processo.

A buscadora está alinhada e agora só falta o Pedrão dar uma brecha para eu começar tudo de novo (de montagem azimutal para equatorial é como sair da escola e entrar na faculdade...).

Ah, sim: motorização, oculares e outras cossitas más já estão sendo providenciadas, hehehe...
hellsbells
hellsbells
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 06/12/2014
Idade : 58
Localização : Maceió - AL

http://foxhole666.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells Empty Re: DIÁRIO DE BORDO - HellsBells

Mensagem  Bruno Qui 25 Jun 2015, 08:53

É isso aí hellsbells, ele é um belo instrumento, nos mantenha informados sobre as observações.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells Empty Re: DIÁRIO DE BORDO - HellsBells

Mensagem  hellsbells Qua 08 Jul 2015, 08:07

Hoje de manhã, a MANE deu um tempo e o céu está limpo. E olha o nosso satélite ali, logo após o zênite...

07H10 (MCZ-AL)
Azimute: 55º
Proa: 290º
Telescópio SW200 Explorer - Ocular 10mm + Barlow 2x
Lua

Ok... é uma hora totalmente imprópria, mas desde a chegada do meu novo equipo, o Pedrão não deu nenhuma folga. Quando vi a Lua "logo alí", tratei de preparar a observação.
Foi a primeira e por isso recheada de adjetivos superlativos. Quanto detalhe desconhecido, que maravilha. É totalmente desnecessário o comentário mas, quanta diferença faz uma abertura brutalmente maior e um equipamento melhor construído. É... meu velho chinezinho vai de mala e cuia procurar um novo iniciante neste admirável hobby!
E eu espero que a noite seja tão promissora quanto este amanhecer!
hellsbells
hellsbells
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 06/12/2014
Idade : 58
Localização : Maceió - AL

http://foxhole666.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells Empty Re: DIÁRIO DE BORDO - HellsBells

Mensagem  hellsbells Ter 04 Ago 2015, 19:46

Primeira noite aberta, escancarada desde a chegada do novo equipo e eu estou um literal bagaço... O Pedrão tem muito senso de humor! Apesar de não deslocar a montagem da janela da sala para a área de serviço, estava "passeando" com os binóculos quando...

19H30 (MCZ-AL)
Azimute: 45º
Proa: 50º

Um "cabide"?

Uma técnica que acabei aprendendo na marra (e se prova de grande valia) é o "star hopping". Aqui ela se aplicou novamente.
Eu estava, como já disse, passeando pelo céu quando avistei uma formação que me lembrou um cabide... Mas como saber do quê se tratava? Fácil! Busquei a estrela mais relevante das proximidades, que era Altair, segundo o "pai dos burros" (Stellarium) e logo descobri o nome de quem havia avistado. Fica aqui a dica principalmente aos mais novos: usem o star hopping. Ele funciona e dá bons resultados!

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells 153tbvp
hellsbells
hellsbells
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 06/12/2014
Idade : 58
Localização : Maceió - AL

http://foxhole666.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells Empty Re: DIÁRIO DE BORDO - HellsBells

Mensagem  Bruno Ter 04 Ago 2015, 20:21

Sim hellsbells, esse aglomerado é o do "Cabide", facilmente visível com um binóculo, aqui onde eu moro na zona rural pode ser facilmente visto a olho nu. O cabide pode ser encontrado na constelação de Vulpecula, e é também conhecido como o aglomerado de Brocchi ou Collinder 399.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells Empty Re: DIÁRIO DE BORDO - HellsBells

Mensagem  hellsbells Qua 05 Ago 2015, 03:12

Agora, o devido complemento: star hopping, mais pai dos burros eletrônico, mais o Bruno que não dá ponto sem nó resulta em conhecimento novo ainda mais aprimorado!
Este fórum é realmente imprescindível!
hellsbells
hellsbells
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 06/12/2014
Idade : 58
Localização : Maceió - AL

http://foxhole666.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells Empty Re: DIÁRIO DE BORDO - HellsBells

Mensagem  hellsbells Seg 28 Set 2015, 15:00

Não podia deixar de documentar (mal e porcamente) o tão falado eclipse lunar.
O meu lado fotógrafo é muito rasteiro, mas acho que o lado designer pelomenAs deixa a coisa mais agradável de ser vista!

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells 29blmoz

Câmera Canon T3i
Lente 18-55mm (original do kit)
Tripé Manfroto

Maceió/AL
hellsbells
hellsbells
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 06/12/2014
Idade : 58
Localização : Maceió - AL

http://foxhole666.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells Empty Re: DIÁRIO DE BORDO - HellsBells

Mensagem  hellsbells Dom 25 Out 2015, 00:12

Hoje fiz experimentos para entender como a webcam Logitech C270 conversa com o SW Explorer 200:

https://astronomia.forumeiros.com/t2300-camera-logitech-c270-sw-explorer-200#19396
hellsbells
hellsbells
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 06/12/2014
Idade : 58
Localização : Maceió - AL

http://foxhole666.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells Empty Re: DIÁRIO DE BORDO - HellsBells

Mensagem  hellsbells Sáb 21 Nov 2015, 13:02

Mais uma noite tentando entender a astrofotografia.
Desta vez, o alvo foi (novamente) a Lua.
O equipo utilizado foi o SW200E e a webcam C270;
O video capturado foi editado no AfterEffects e os frames obtidos montaram um mosaico no Photoshop, onde fiz tratamento de brilho e contraste.

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells 14tt18p
hellsbells
hellsbells
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 06/12/2014
Idade : 58
Localização : Maceió - AL

http://foxhole666.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells Empty Re: DIÁRIO DE BORDO - HellsBells

Mensagem  hellsbells Dom 22 Nov 2015, 00:25

Mais um estudo de astrofotografia.
A primeira com captação de uma única imagem com uma Canon 600D + SW200E e retoques mínimos no PS.
A segunda com captação de 30 fotos pela C270 + SW200E, mais montagem do mosaico e retoques mínimos no PS.

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells 11l4yle

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells 9zvj3r


As imagens podem ser vistas com mais detalhes aqui:
foto com Canon 600D
foto com C270
hellsbells
hellsbells
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 06/12/2014
Idade : 58
Localização : Maceió - AL

http://foxhole666.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells Empty Re: DIÁRIO DE BORDO - HellsBells

Mensagem  Bruno Seg 23 Nov 2015, 17:31

Interessante como a Canon 600D + SW200E acentuou a presença das concentrações de basalto (áreas escuras) na superfície da lua.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells Empty Re: DIÁRIO DE BORDO - HellsBells

Mensagem  hellsbells Seg 23 Nov 2015, 19:52

Bruno,
será que é "nativo" ou (provavelmente) eu exagerei na configuração da máquina fotográfica?
Tenho a impressão que puxei muito contraste...
hellsbells
hellsbells
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 06/12/2014
Idade : 58
Localização : Maceió - AL

http://foxhole666.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells Empty Re: DIÁRIO DE BORDO - HellsBells

Mensagem  Bruno Seg 23 Nov 2015, 20:03

hellsbells escreveu:Tenho a impressão que puxei muito contraste...
É provável, de qualquer forma foi um efeito interessante já que acentuou o contraste entre as concentrações de basalto abundantes nos mares e bacias lunares, em relação às concentrações de alumínio presentes nas áreas brilhantes como as montanhosas e com o maior número de crateras.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells Empty Re: DIÁRIO DE BORDO - HellsBells

Mensagem  deco27x Ter 24 Nov 2015, 09:31

Estão bem legais os registros. Não existe certo ou errado no tratamento da imagem, tudo depende do que você quer evidenciar.

Pessoalmente gosto de deixar a imagem o mais parecido possível com o que vejo à ocular, até para poder dar uma noção às pessoas de como é observar a Lua com um 200mm. Mas isso é questão de preferência.



de qualquer forma foi um efeito interessante já que acentuou o contraste entre as concentrações de basalto abundantes nos mares e bacias lunares, em relação às concentrações de alumínio presentes nas áreas brilhantes como as montanhosas e com o maior número de crateras.

Concordo com o Bruno. Continue com os registros colega!
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

DIÁRIO DE BORDO - HellsBells Empty Re: DIÁRIO DE BORDO - HellsBells

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos