Efeito da Ocular.

Ir em baixo

spica Efeito da Ocular.

Mensagem  Fernando123 em Sab 13 Dez 2014, 19:41

Primeiramente desculpem-me a pergunta, sou leigo no assunto... Apenas começando a traçar o meu caminho na astronomia amadora.

Se eu tiver um telescópio de distância focal 900mm e utilizar uma ocular de 10mm + uma Barlow 2x vou obter, teoricamente, uma ampliação de 180x, certo?
E se eu usasse uma ocular 6mm, obteria, teoricamente, uma ampliaçao de 150x.

Então eu teria uma imagem melhor com a primeira opção?
Sendo assim, qual das opções seria a mais viável para observação planetária? E lunar?

Fernando123
Curioso
Curioso

spica Re: Efeito da Ocular.

Mensagem  Bruno em Dom 14 Dez 2014, 08:03

Fernando123 escreveu:1- Se eu tiver um telescópio de distância focal 900mm e utilizar uma ocular de 10mm + uma Barlow 2x vou obter, teoricamente, uma ampliação de 180x, certo?
2- E se eu usasse uma ocular 6mm, obteria, teoricamente, uma ampliaçao de 150x.
3- Então eu teria uma imagem melhor com a primeira opção?
4- Sendo assim, qual das opções seria a mais viável para observação planetária? E lunar?
1- Correto.
2- Correto.
3- A melhor imagem é aquela que é obtida com ampliações próximas ao aumento normal do telescópio. No caso desse instrumento com  90mm de abertura, o aumento normal dele será D (abertura em mm) x coeficiente 1 ou 90mm x 1 = 90x, então entre 180x e 150x, este ultimo aumento (150x) apresentará as melhores imagens por estar mais próximo do aumento normal dele.
4- Depende do planeta, pois com a exceção de jupiter (que por já ter um diâmetro aparente grande, não precisa de ampliações elevadas para ser observado - 135x no máximo com um telescópio de 90mm), os demais planetas suportam ampliações mais elevadas, desde que a nossa atmosfera esteja suficientemente estável (com um bom seeing) e transparente (sem nuvens ou névoas).

Bruno
Moderador
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Permissão deste fórum: