ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aclimatação - Como fazer?

4 participantes

Ir para baixo

Aclimatação - Como fazer? Empty Aclimatação - Como fazer?

Mensagem  carlos-sora Sex 05 Dez 2014, 10:53

Bom dia amigos.

Em especial ao moderador Bruno e o AGM. Vocês me ajudaram bastante. Agora tenho em mãos meu telescópio:

Skywatcher 90mm maksutov com montagem EQ1.

Queria saber o que é Aclimação. O Bruno falou que se faz calculo por polegada x 8 conforme a abertura, que da 28 minutos de aclimação.

Eu procurei antes de vir perguntar aqui e não achei. Queria saber o que é exatamente.

Eu entendi assim: Deixar o telescópio no lugar que será feito a observação, aberto, para que a luz captada pelo telescópio seja recebida até a ocular (pupila de saída), para que o telescópio se "habitue" com o local para que a observação seja mais aproveitosa e que irei ver mais detalhes.

Com o detalhe do observador, durante esses minutos, não usar o telescópio?

Queria saber também sobre o EVA para proteger o telescópio. Essa proteção é para o orvalho certo? Vcs tem o passo a passo ai ou é mais indicado comprar?

O meu primo tem o Skywatcher 114 mm Virtuoso. Ele precisa de aclimatação tb? E o lance do EVA para proteção, precisa no dele q é refletor?

Desculpem as perguntas que parecem ser bem simples e até mesmo idiotas rssr... mas é q procurei e não achei mesmo, por isso queria saber informações de quem tem experiência para que eu possa fazer o máximo e melhor do meu equipamento, aliás, é como o Bruno, quero que este telescópio me acompanhe pela vida inteira. Quero trata-lo com muito carinho hehe.

Carlos
carlos-sora
carlos-sora
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 113
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 40
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Aclimatação - Como fazer? Empty Re: Aclimatação - Como fazer?

Mensagem  AGM Sex 05 Dez 2014, 12:11

Olá Carlos!
Quanto a aclimatação, o Bruno saberá lhe responder melhor, larga experiência além da informação.


Queria saber também sobre o EVA para proteger o telescópio. Essa proteção é para o orvalho certo? Vcs tem o passo a passo ai ou é mais indicado comprar? escreveu:
Vou fazer um protetor de polietileno (as chapas de PS), existem de vários “mm“ vendidos nessas lojas de adesivos de vinil, assim que fizer e se tudo der certo, compartilho aqui. São fáceis de cortar, vincar, e além de tudo, além de branco existe em preto também.

O meu primo tem o Skywatcher 114 mm Virtuoso. Ele precisa de aclimatação tb? E o lance do EVA para proteção, precisa no dele q é refletor? escreveu:
Todo telescópio precisa de aclimatação, mas os refletores não necessitam do protetor de orvalho, visto que o próprio tubo é o protetor, pois o espelho encontra-se no final do tubo.

Abçs!


AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Aclimatação - Como fazer? Empty Re: Aclimatação - Como fazer?

Mensagem  Lucas87 Sex 05 Dez 2014, 16:27

carlos-sora escreveu:
Queria saber o que é Aclimação. O Bruno falou que se faz calculo por polegada x 8 conforme a abertura, que da 28 minutos de aclimação.

Eu procurei antes de vir perguntar aqui e não achei. Queria saber o que é exatamente.

Queria saber também sobre o EVA para proteger o telescópio. Essa proteção é para o orvalho certo? Vcs tem o passo a passo ai ou é mais indicado comprar?

O meu primo tem o Skywatcher 114 mm Virtuoso. Ele precisa de aclimatação tb? E o lance do EVA para proteção, precisa no dele q é refletor?

Olá Carlos, a aclimatação serve para que o telescópio se adapte à mudança de ambiente, principalmente temperatura, entre o local que está guardado e o local de observação. Se você deixar o telescópio em um lugar guardado, transportá-lo para a rua para observar, e colocar o olho na ocular, sem esperar aclimatar, perceberás que existe uma turbulência meio "diferente" da turbulência atmosférica vista normalmente. Esta é a turbulência gerada pelo deslocamento de ar na frente do espelho/lente do telescópio, em decorrência da diferença de temperatura entre este e o ar. Se você usar o telescópio logo depois desta troca de ambientes, esta turbulência vai atrapalhar muito a imagem, até mais que a própria turbulência atmosférica "normal". Assim você deve esperar um tempo para que o espelho/lente do telescópio entre em equilíbrio térmico com o ar e esse deslocamento de ar pare.

Quanto à proteção de orvalho, serve para que a lente não perca calor por radiação para o céu, para que sua temperatura não seja menor que a temperatura do ponto de orvalho (temperatura na qual a umidade do ar se condensa). Logo, quanto menor é a área da lente que está diretamente para cima, ou seja, perdendo calor por radiação rapidamente para o céu, melhor. Com o protetor de orvalho a área da lente que fica exposta ao céu é bem menor, então a lente perde calor por radiação muito mais lentamente, e é mais difícil de ela chegar à temperatura do ponto de orvalho. Eu fiz um protetor para o meu Mak 102mm, mais detalhes no tópico: https://astronomia.forumeiros.com/t1085-protetor-de-orvalho

Já no caso dos refletores, como disse o AGM, o próprio tubo é o protetor.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Aclimatação - Como fazer? Empty Re: Aclimatação - Como fazer?

Mensagem  Bruno Sex 05 Dez 2014, 17:52

Lucas87 escreveu:você deve esperar um tempo para que o espelho/lente do telescópio entre em equilíbrio térmico com o ar e esse deslocamento de ar pare.
Apenas complementando as dicas do Lucas87, em média o ideal é esperar 8 minutos para cada polegada de abertura do telescópio. Por exemplo, no caso do Maksutov 90mm será: 90mm = 3.5 polegadas então 8 minutos x 3.5 polegadas = 28 minutos de espera.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Aclimatação - Como fazer? Empty Re: Aclimatação - Como fazer?

Mensagem  carlos-sora Seg 08 Dez 2014, 10:37

Obrigado pelas respostas. Vou correr atrás da proteção.
carlos-sora
carlos-sora
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 113
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 40
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Aclimatação - Como fazer? Empty Re: Aclimatação - Como fazer?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos