ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

+11
Observatouro
Psygnosys
Dry
Valdés
PauloM
carlos-sora
Marcos Poncio
hellsbells
orlando
NaassomDourado
AGM
15 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos - Página 2 Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  PauloM Qui 15 Jan 2015, 22:49

Psygnosys escreveu:Espero ter ajudado!

Obrigado pela ajuda amigo.

Mas, confesso que eu não entendi direito.

Como funciona essa defasagem? Ontem as 2 da manhã (sem horário de verão) ela estava na janela do meu prédio mas não aparecia de jeito nenhum no stellarium.

Abraço.
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos - Página 2 Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  Valdés Sex 16 Jan 2015, 08:06

Ontem eu tentei novamente com o Stellarium no pc. Resolvi atualizar os drivers da placa de vídeo e instalei a versão 10.0 do programa. Melhorou, mas ainda tá travando, o que é estranho, pois rodava tranquilamente há algum tempo atrás. Agora começo a crer que o culpado pode ser o próprio computador.

Enfim, vou ter que me contentar com o Cartes du Ciel, que é outro programa ótimo. Laughing

Valdés
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 07/01/2015
Idade : 28
Localização : Euclides da Cunha - BA

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos - Página 2 Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  orlando Sex 16 Jan 2015, 10:01

PauloM escreveu:


Como funciona essa defasagem? Ontem as 2 da manhã (sem horário de verão) ela estava na janela do meu prédio mas não aparecia de jeito nenhum no stellarium.

Abraço.
Paulo,pra você a Lua não aparece no PC ou no Tablet?
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos - Página 2 Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  PauloM Sex 16 Jan 2015, 16:51

orlando escreveu:

Paulo,pra você a Lua não aparece no PC ou no Tablet?

Olá Orlando.

No celular.

Ontem às 3 da manhã a lua estava lá, na minha frente da janela do prédio e no Stellarium nem sinal (só ativando aquela opção que mostra fora do espaço observável), bem distante.

Já mandei até e-mail pra o desenvolvedor mas não tive resposta :(

Sempre funcionou normal.

Não sei se estou fazendo algo errado, enfim.
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos - Página 2 Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  carlos-sora Qui 22 Jan 2015, 10:58

PauloM escreveu:
orlando escreveu:

Paulo,pra você a Lua não aparece no PC ou no Tablet?

Olá Orlando.

No celular.

Ontem às 3 da manhã a lua estava lá, na minha frente da janela do prédio e no Stellarium nem sinal (só ativando aquela opção que mostra fora do espaço observável), bem distante.

Já mandei até e-mail pra o desenvolvedor mas não tive resposta :(

Sempre funcionou normal.

Não sei se estou fazendo algo errado, enfim.

Cara... na versão mobile, vai em Advanced > Restore default settings.... Veja se funciona.
carlos-sora
carlos-sora
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 113
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 40
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos - Página 2 Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  PauloM Qui 22 Jan 2015, 11:07

Valeu Carlos, mas já tentei essa opção também e não adiantou.

Recebi um e-mail da desenvolvedora, mas ainda não obtive resposta depois. 

"Hello Paulo,

Thanks for the message.  This looks like a serious bug, sorry about
this.  Can you tell me what device you are using?

If you want a refund, just let me know, I'll take care of it.

Best regards,
Guillaume"
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos - Página 2 Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  carlos-sora Qui 22 Jan 2015, 15:29

PauloM escreveu:This looks like a serious bug, sorry about[/size]
this.  Can you tell me what device you are using?

If you want a refund, just let me know, I'll take care of it.


Cara, sei q é meio chato, mas, se eu fosse vc.... formataria o celular / tablet.

FAÇA BACK UP ANTES PELO AMOR DE DEUS!

Como é Android (certo?), ai qdo vc colocar a senha, o proprio celular vai começar a baixar de novo seus contatos e os aplicativos. Qto as fotos, melhor fazer back up no pc.

Acho uma boa alternativa.
carlos-sora
carlos-sora
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 113
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 40
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos - Página 2 Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  PauloM Qui 22 Jan 2015, 16:27

Oi Carlos!

Valeu pela ajuda.

Olha só, não é que já fiz isso?  No

Quando vi que não ia ter o que fazer, redefini todo o celular. Fiz o backup completo, tive que personalizar todo o android novamente e me enchi de esperança e quando fui ver...   confused  confused  confused

Mesma coisa.

Tem um fato que esqueci de dizer: Eu sempre usei o stellarium em um celular. Esse problema começou a aparecer quando troquei de aparelho há algumas semanas.  pale
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos - Página 2 Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  carlos-sora Qui 22 Jan 2015, 20:17

Hum. Mesmo q o cara falou q ew um Bug, algo deve ta alojado no seu celular. Se criar a conta e vc baixar, vai ter q pagar novamente. Estranho cara. Doideira esse bug ai.
carlos-sora
carlos-sora
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 113
Data de inscrição : 29/10/2014
Idade : 40
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos - Página 2 Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  PauloM Qui 22 Jan 2015, 21:07

É realmente muito doido e nem eles sabem o que é.

Não faço ideia do que possa ser e nem eles, pelo visto. :(
PauloM
PauloM
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 456
Data de inscrição : 28/12/2014
Idade : 36
Localização : Feira de Santana / Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos - Página 2 Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  Observatouro Dom 05 Abr 2015, 09:59

Tentei baixar o Stellarium pelo iPAD e só lá o programinha é pago. Fucei outras alternativas gratuitas mas achei todas ruins, com exceção de dois apps que quero recomendar:

Sky Map e GoSkyWatchP. Esse primeiro foi capaz de mostrar com precisão o que estava no céu, quando apontei da minha janela (SUL). Só que nem ele e nem outros me faziam ter certeza a olho nu se aqueles objetos eram os que eu via mesmo.

Por exemplo, Canopus era o ponto luminoso mais destacado dentre os que estavam no Sul, mas e se fosse um planeta no Norte?

Aí que entra o GoSkyWatchP. Com ele eu pude observar com detalhes esse canto do céu e enquanto olhava pra ele (as nuvens/tempo dando uma trégua também) notei a constelação da Crux. Depois as estrelas em volta, Alpha e Beta Centauri, mais à esquerda. Embaixo, creio que a constelação de Musca.

Acho interessante mencionar isso, que de todos os apps que testei, esse foi o que me permitiu ter mais certeza sobre o que estava vendo, sem auxílio de binóculo ou telescópio.

Observatouro
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 174
Data de inscrição : 07/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos - Página 2 Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  Observatouro Sáb 02 maio 2015, 16:54

Qual é o nível de precisão dessas simulações de teles, bino e oculares pelo Stellarium?

Eu achei mesmo fazendo várias delas os resultados muito pífios se comparado ao que se obtém com o equipamento de verdade. A ampliação mostrada no Stellarium não condiz em nada com a realidade?

Exemplo: enquanto a Lua me pareceu bem mais fiel, um tele de 10" pareceu com o tamanho de um MAK 90. Mesmo com barlow um planeta como Saturno ou Júpiter aparecem bem minúsculos. Acho que só num Meade desses de 10K que o Armazém vende e com barlow 2x ou 3 que ficou visível, mas tem algo erradíssimo aí porque os vídeos do Youtube ampliam muito mais.

Ou talvez seja assim, MAS a câmera (especialmente a planetária) é que amplia mais que qualquer ocular. Só que eu testei logo com a mais potente, a de 6mm. Então tem algo estranho aí.

Pra binóculo eu não faço ideia o que colocar (já vi alguns números mas tenho minhas dúvidas se está correto), cheguei a testar por ex. uma config. que vi, e em campo de visão aparente coloquei 5.9 e distância focal (parece que foi traduzido errado e é magnitude) 8,0. Paragem em 0. Depois marquei a caixa BINÓCULO.

Nessa config o Stellarium não amplia NADA. A Lua ficou muito ruim, e eu sei que não é isso que se vê com um desses. Vejam (cliquem para ampliar a foto):

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos - Página 2 Sem_t_tulo

OBS: Ali consta 10x50 mas esses dados são de outro, não lembro qual agora.

Observatouro
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 174
Data de inscrição : 07/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos - Página 2 Empty Stellarium

Mensagem  xaxa Ter 11 Ago 2015, 15:03

Essa é uma dúvida que tenho também. Será que o Stellarium está certo? A simulação que fiz com o modelo Skywatcher 70mm AZ2 por lá, não obtive resultados satisfatórios (Saturno ficou apenas como um ponto luminoso). Daí fiquei em dúvida se o equipamento era assim mesmo ou o software está incorreto. Alguém saberia dizer?

xaxa
Curioso
Curioso

Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos - Página 2 Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  deco27x Ter 11 Ago 2015, 16:08

No que diz respeito a DSOs, claro, o Stellarium usa astrofotos para exibir os DSOs e a olho nu nunca vamos ver o mesmo que numa astrofoto.

No que diz respeito a planetas, sabe que minha impressão foi bem oposta à dos colegas?

No Stellaruim, usando as mesmas configurações de ocular correspondentes às oculares do meu telescópio me pareceu que o o stellarium mostrava o planeta minúsculo, sem detalhes, enquanto que observando à ocular vejo toda uma gama de detalhes, só não vejo mais por causa do seeing...

o programa é como uma calculadora, apenas executa o trabalho que lhe foi designado, ele não leva em conta os detalhes subjetivos do ato de observar.

A observação visual envolve muito treinamento até obter bons resultados, é assim mesmo.

Ou talvez seja assim, MAS a câmera (especialmente a planetária) é que amplia mais que qualquer ocular. Só que eu testei logo com a mais potente, a de 6mm. Então tem algo estranho aí.

Câmeras planetárias fornecem uma imagem que é "aproximadamente equivalente" à de uma ocular entre 7mm e 5mm a depender do modelo.

Webcams costumam ter sensores menores ainda, fica equivalente a algo entre uma ocular de 4mm e 6mm (nos vídeos na internet muitas vezes é utilizada uma webcam).

Mas o ponto é, a queixa dos colegas é o quanto conseguem ver ou o "tamanho" do planeta?
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos - Página 2 Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  Observatouro Dom 06 Dez 2015, 11:56

Repetindo a dúvida anterior:

Qual a config. que vocês usam pra simular o Expanse 10x50?
http://armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/binoculos/expanse10x50-detail

Eu vi que pro Celestron 15x70 da Skymaster devemos usar:

Campo de visão aparente: 4,4
Distância focal: 15

Já pro 10x50 eu estou em dúvida se devo colocar isso:

Campo de visão aparente: 6,3 (ou outra coisa)
Distância focal: 10

Em outro fórum li que há um erro de tradução, sendo que distância focal seria na verdade magnificação, ou seja, aumento do bino. Se campo aparente é aFOV, então pra ele seria o "campo de visão" que consta no site do Armazém?

E na opinião de vocês, com relação a bino e teles, qual a fidelidade das imagens do Stellarium com relação aos aumentos que podemos obter com os equipamentos de verdade e suas oculares? Será que passam perto ou só são chutes?

Observatouro
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 174
Data de inscrição : 07/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos - Página 2 Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  orlando Seg 07 Dez 2015, 18:16

Simular o binóculo?

O Programa serve pra simular o céu.Com ele você identifica os objetos com mais facilidade.
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos - Página 2 Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  Observatouro Seg 07 Dez 2015, 18:50

orlando escreveu:Simular o binóculo?

O Programa serve pra simular o céu.Com ele você identifica os objetos com mais facilidade.
A simulação é da ocular do equipamento.

http://www.stellarium.org/wiki/index.php/Oculars_plugin

Não apenas isso, mas o Stellarium pode ilustrar o que cada câmera conseguirá fotografar também.

Observatouro
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 174
Data de inscrição : 07/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos - Página 2 Empty Como excluir os objetos VbB e LDN do Stellarium?

Mensagem  filipemrangel Sáb 14 maio 2016, 20:27

Boa Noite gente!!

Usando o Stellarium (Versão ExpanseSky), quando marco a opção deep sky o céu fica muito poluído com objetos VbB e principalmente LDN (especialmente na região da constelação de escorpião e sagitário) que parecem se tratar de nebulosas escuras. Quero eliminar esses objetos para que o programa fique mais limpo e mostre apenas os principais objetos Deep Sky (principalmente dos catálogos Messier e NGC). Alguém sabe como fazer isso?

filipemrangel
Curioso
Curioso

Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 36
Localização : Guarapari e Marilândia/ES

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos - Página 2 Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  orlando Ter 17 maio 2016, 09:59

filipemrangel escreveu:Boa Noite gente!!

Usando o Stellarium (Versão ExpanseSky), quando marco a opção deep sky o céu fica muito poluído com objetos VbB e principalmente LDN (especialmente na região da constelação de escorpião e sagitário) que parecem se tratar de nebulosas escuras. Quero eliminar esses objetos para que o programa fique mais limpo e mostre apenas os principais objetos Deep Sky (principalmente dos catálogos Messier e NGC). Alguém sabe como fazer isso?
Pressiona F4 que aparece um menu com vários ajustes.
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos - Página 2 Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  Augusto_ Qui 20 Out 2016, 14:32

Alguém sabe se no Stellarium é possível fazer com que só apareçam estrelas até determinada magnitude? por exemplo, que fiquem visíveis estrelas até a magnitude 9, as de magnitude 10 ou 11 não apareçam...será que é possível fazer isso no programa? se alguém puder ajudar, agradeço.

Augusto_
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 25/08/2015
Localização : Foz do Iguaçu, Paraná.

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos - Página 2 Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  Dry Qui 20 Out 2016, 20:53

Sim, é possível. Aperte e tecla F4 e no canto inferior direito vc pode selecionar a magnitude das estrelas.

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos - Página 2 Nf5lbq
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos - Página 2 Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  Augusto_ Sex 21 Out 2016, 19:41

Dry escreveu:Sim, é possível. Aperte e tecla F4 e no canto inferior direito vc pode selecionar a magnitude das estrelas.

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos - Página 2 Nf5lbq

Opa, valeu Dry..deu certo aqui! muito obrigado.

Augusto_
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 25/08/2015
Localização : Foz do Iguaçu, Paraná.

Ir para o topo Ir para baixo

STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos - Página 2 Empty Re: STELLARIUM - dúvidas e esclarecimentos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos