DIÁRIO AGM

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

spica DIÁRIO AGM

Mensagem  AGM em Dom 24 Ago 2014, 22:02

24/08/2014
Hoje subi no terraço pelas 19h, levei o 114mm com base motorizada alta azimutal com o tripé e um banquinho. Fui munido também do conjunto de oculares no case que adquiri há algumas semanas, onde levo desde ferramentas para eventual ajuste mecânico, câmera, oculares, etc.
O seeing conforme o software Astro Panel para Android não estava tão ruim porém, o céu estava encoberto por uma espessa camada de nuvens que não se notava a olho nu, a não ser pelo fato de que o firmamento não apresentava-se cristalino, com uma boa transparência ou brilho como de outras observações.
Primeiramente observei Marte e Saturno a noroeste a uns 55° com ampliação máxima de 100x, havia nuances de desfoque pois os ventos na troposfera deviam estar agitados, hoje por aqui ventou o dia todo desde o início da tarde, mas Marte, estava mais visível do que as outras vezes e também percebia-se um pouco maior.

Ocular Ortoscópica 4.8mm
Após adquirir essa ocular pela loja do site Tellescópio, uma excelente loja e ocular diga-se de passagem, tive uma decepção, não pelo acessório ma pelo telescópio. O 114mm de 500mm de F/D não foca com essa ocular, nem mesmo com a barlow 2.5x que está encostada na prateleira, esse é um problema de telescópios com F tão curto. Pudera eu ter o conhecimento de hoje adquirido no ASTRO FÓRUM depois de meses de tópicos antes de comprar meu primeiro telescópio, tudo que a loja me informou é que eu devia levar em consideração apenas a abertura, quanto as demais questões técnicas fui desfavorecido de informações.

Observando a esmo.
Eu tinha como referência hoje a constelação de escorpião, quase ao zênite e o Cruzeiro do Sul, então coloquei a ocular de 25mm e vaguei a esmo pelo céu e tive duas supresas. Após chegar em casa e ver as coordenadas e horários no Stellarium eis o que vi:
Satélite Cosmos 1844 às 19h55min a noroeste cruzando a cauda da constelação de Escorpião quase ao zênite. Pelas 20h10min o satélite ERS-2 também a noroeste na altitude de mais ou menos 25°.
Acompanhei ambos manualmente e para quem ainda não viu um satélite ou a ISS no céu, é impressionante a velocidade que cruzam por nossas cabeças. Um pontinho, de magnitude 2 mais ou menos a uma velocidade para mais de 25.000km. Parece tão insignificante observar algo que não apresenta nem mesmo uma forma, mas é um prêmio para quem apenas mira o telescópio em qualquer região do céu e ainda consegue ver dois num intervalo de 5min.
avatar
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 43
Localização : Novo Hamburgo - RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: DIÁRIO AGM

Mensagem  fernandoAranha em Ter 08 Mar 2016, 12:43

Sei que é antigo, hj eu li, e msm assim continua incrível! Ótima "narrativa" que me fez viajar e "visualizar" na minha mente com todos estes detalhes descritos!!! Obrigado por esta "viagem"
avatar
fernandoAranha
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 125
Data de inscrição : 23/02/2016
Idade : 26
Localização : São Paulo - SP - ZL

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: DIÁRIO AGM

Mensagem  AGM em Ter 08 Mar 2016, 12:46

Estou nesse momento desenvolvendo um novo tópico. Esse com certeza irá incluir muito mais coisas ao longo do anos dentre todos os aspectos. Postarei ainda hoje, em Telescópios e Binóculos.
avatar
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 43
Localização : Novo Hamburgo - RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum