ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ampliação na imagem

3 participantes

Ir para baixo

ampliação na imagem Empty ampliação na imagem

Mensagem  raphael marcassi neto Seg 18 Ago 2014, 16:09

Eu tenho um refletor  sky-watcher D=130mm F=650 EQ2 com ampliação 260x, com 2 oculares, uma super 10mm e outra super 25 wide angle long eye relief. Eu quero saber oque preciso trocar para obter maior ampliação na imagem. pois andei analizando a constelação de escorpiao e antares ficou muito pequena na minha opiniao. Eu estou usando o equipamento de maneira correta? ele nao é tao potente quanto eu acho que é? a lua também nao ficou com grande ampliação.  E se é isso mesmo a potencia dele, que tipo de customização eu posso fazer nele para obter uma maior ampliação na imagem?

raphael marcassi neto
Curioso
Curioso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

ampliação na imagem Empty Re: ampliação na imagem

Mensagem  Bruno Seg 18 Ago 2014, 18:35

raphael marcassi neto escreveu:1- Eu tenho um refletor  sky-watcher D=130mm F=650 EQ2 com ampliação 260x, com 2 oculares, uma super 10mm e outra super 25 wide angle long eye relief.
2- Eu quero saber oque preciso trocar para obter maior ampliação na imagem.
3- andei analisando a constelação de escorpiao e antares ficou muito pequena na minha opiniao.
4- Eu estou usando o equipamento de maneira correta?
5- ele nao é tao potente quanto eu acho que é?
6- a lua também nao ficou com grande ampliação.  
7- E se é isso mesmo a potencia dele, que tipo de customização eu posso fazer nele para obter uma maior ampliação na imagem?
Seja bem vindo raphael marcassi.
1- Ok, ele é um F-5 ou seja, um instrumento que proporciona imagens bastante brilhantes e que se você forçar muito nas ampliações poderá ter uma diminuição do contraste nelas. Você só vai conseguir alcançar com ele 260x apenas sob condições excepcionais de estabilidade atmosférica (o que é extremamente raro). De ordinário o aumento máximo ideal para ele deve ficar entre 130x e 195x.
2- Basta utilizar uma ocular de distância focal curta (4mm - 162x), ou então utilizar a de 10mm com uma barlow 2x proporcionando 130x.
3- Não tem como você enquadrar uma constelação do tamanho da de escorpião no campo do telescópio, mesmo se utilizar o aumento mínimo de uma abertura com 130mm (18x). Com a ocular de 25mm você vai obter 26x e essa cifra é ótima para a visualização do céu profundo.
4- Acredito que sim, a não ser que você tenha tentado observar as estrelas com a ocular de 10mm (65x), daí a impressão de uma menor área do céu abarcada.
5- Cuidado para não confundir potência com poder de ampliação. A potência corresponde ao coeficiente de aumento máximo teórico proporcionado pelo tamanho da abertura dele ou seja, 130mm x coeficiente  2.5 = 325 x, entretanto ele só conseguiria atingir essa ampliação sem deteriorar as imagens se o F dele ao invés de 5 ele fosse um F-10. Sendo um F-5 na prática ele atingirá sem perder qualidade no máximo até à metade dessa cifra ou 162x. O poder de ampliação depende do F ou seja, quanto mais longo ele for (F-10 para refletores e F-15 para refratores acromáticos ou catadióptricos), mais a ampliação máxima do telescópio se aproximará do coeficiente máximo teórico de aumentos mantendo o contraste.
6- É só experimentar uma ocular de distância focal curta como por exemplo uma de 4mm (163x), ou de 6mm (108x).
7- Reforçando: a potência dele é o aumento máximo teórico proporcional à abertura ou 130mm x 2.5 = 325x. Ou ainda a potência simplesmente significa o poder de resolução de uma abertura (capacidade de separar detalhes muito próximos) ou ainda a luminosidade (capacidade de coligir luz). O poder de ampliação sem perder o contraste nas imagens vai depender da relação focal F ou seja, num telescópio de F curto as imagens vão deteriorar antes de alcançar o coeficiente máximo teórico de aumentos dele, e vice versa.
Qualquer dúvida é só retornar ao tópico.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

ampliação na imagem Empty Entendendo o poder de um telescópio

Mensagem  AGM Seg 18 Ago 2014, 18:37

Olá Raphael!
Colei aqui um texto de um tópico de semanas atrás que irá lhe auxiliar nas suas questões, não há nada errado com o seu telesc´pio e nem com você, apenas entenda como isso tudo funciona para tirar o melhor proveito dele.


- Abertura -
Quanto MAIOR a abertura, mais luz o telescópio capta e maior será a resolução da imagem;

- Distância Focal -
Quanto maior a distância focal mais poderá ampliar o objeto observado, respeitando a maior ampliação útil (2.5x a abertura) e de preferência, um coeficiente de no máximo 1.5x;

- F -
Quanto menor o " F ", melhor para observar o céu profundo, quanto MAIOR, melhor para planetas por exemplo, mas independente do " F " poderá observar os dois, porém, com um (F curto), a observação de planetas será melhor com baixa ampliação, com um (F longo) poderá aumentar mais.
Essa questão de ampliação Juliana, vejo que é um "veneno" que assola todos os amadores iniciantes assim como eu, astrofotógrafos e observadores mais avançados, utilizam normalmente um aumento de 200x no máximo, no caso da astrofotografia a câmera ainda vai ter recursos que somarão com o telescópio.

Eu particularmente, na minha próxima aquisição, se eu optar por um telescópio refletor maior, vou comprar um com um F mediano entre 6 a 8, caso encontre um de 8. Um F mais longo não dará tanto brilho no céu profundo mas poderá observá-lo tranquilamente até num F/10 por exemplo.
Distâncias focais medianas como 650mm em média, servem para ambas as observações, com aumentos menos elevados para planetas.

- Aumentos -
Numa abertura de 114mm e 500mm de distância focal como no meu caso, funciona assim com as oculares que tenho:
_ 500mm de dist. focal: divide-se 500 por 25 "ocular de 25mm" = 20x de ampliação, ótimo para céu profundo;
_ 500mm de dist. focal: divide-se 500 por 10 "ocular de 10mm" = 50x de ampliação;
_ 500mm de dist. focal: divide-se 500 por 6 "ocular de 6mm" = 83,3x de ampliação;
Ainda tenho uma lente BARLOW 2x, então por exemplo, essa lenta barlow junto com cada ocular acima, multiplica-se 2x:
20 x 2 = 40x
50 x 2 = 100x
83,3 x 2 = 166,6x

O aumento máximo teórico do meu telescópio e de qualquer outro, é 2.5x a abertura, no meu caso, 114mm x 2.5 = 285x. Mas tratando-se de um F curto, vejo melhor os planetas até 150x de ampliação, melhor ainda com um céu bem limpo e sem interferências de luzes da cidade, pelo menos o mínimo. Como a ocular de menor "mm" que tenho é de 6mm, minha ampliação máxima atual é de 166,6x.

Não se iluda com imagnes na internet de planetas enormes nas fotos, os verá, dependendo do instrumento que comprar, com nitidez e pequeninos visualmente, com uma boa câmera e experiência, captar boas imagens e videos com maiores ampliações se a câmera for boa, fotos com grande nitidez que vemos por aí e com os planetas enormes, são de astrofotógrafos experientes e essas fotos são processadas em softwares de captura, uma combinação de várias imagens e com câmeras DLSR relativamente caras!

Espero ter ajudado por enquanto, e o Bruno certamente também vai te orientar na sua compra e sobre as tuas dúvidas.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

ampliação na imagem Empty Re: ampliação na imagem

Mensagem  raphael marcassi neto Ter 19 Ago 2014, 02:07

Conteúdo excepcional. agradeço muito a atenção de vocês, me ajudaram muito, serio mesmo. valeuzao

raphael marcassi neto
Curioso
Curioso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

ampliação na imagem Empty Re: ampliação na imagem

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos