ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Algo estranho acontece com a minha bússola

3 participantes

Ir para baixo

Algo estranho acontece com a minha bússola Empty Algo estranho acontece com a minha bússola

Mensagem  Gian Ter 15 Jul 2014, 21:17

Boa noite amigos!

Tenho um problema, moro em apartamento e tenho 3 bussolas ( 2 bussolas "tradicionais" de diferentes marcas e uma bússola do iphone que não é a original que vem nele, e sim o app relativamente preciso )

Acontece que quando estou observando da sacada, minha bússola funciona corretamente, conforme o stellarium, mesmo dentro de casa ( sala, cozinha, quartos ) ela mantém o padrão do norte e continua como deve ser.

Aí eu entro no meu "escritório" que é um pequeno quarto onde fica meu computador, meu telescopio, minha guitarra, uma tv, etc... E aí o norte verdadeiro que eu ando a casa inteira mirando sem muita variação de repente vai para 40º, é só dar um passo porta adentro que a bússola gira 40º ( aliás, as 3 fazem igual, mesmo a do iphone ). E neste quarto, da janela dele, é onde tenho uma das melhores vistas, até melhor que da sacada.

Aí a primeira coisa que me veio a cabeça: algum eletrônico que está afetando, talvez o amplificador da guitarra que tem um alto falante com imã e até mesmo o roteador wireless que fica aqui dentro.

Pois bem, de cara tive a certeza disso e simplesmente pensei "vou identificar o que é e desligar/retirar daqui quando for fazer observações"

Mas aí tirei tudo! Comecei desligando computador, até da tomada tirei ele pois as caixinhas de som continuam com um pequeno barulho mesmo com o computador desligado, porém na tomada, desta forma ela fica totalmente inerte. Desliguei o wireless, tirei o amplificador da guitarra e coloquei ele em outro cômodo, pois como tem um alto falante grande poderia gerar algum tipo de campo magnético. Enfim. Deixe o quarto pelado.

Aí vou eu testar de novo, e deu a mesma coisa! Daqui eu não consigo usar uma bússola, dá simplesmente 40º de diferenca, não é possível..

Alguma idéia do que possa ser?

Interferência externa que afeta a face deste quarto? Um buraco negro aqui dentro? Um imã enterrado no piso? heheh

Sei la...

Abs!!

Gian
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 09/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Algo estranho acontece com a minha bússola Empty Bom, já que ainda está ativo...

Mensagem  Gian Qui 17 Jul 2014, 18:47

Alguma idéia do que possa ser?

Obrigado!!

Gian
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 09/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Algo estranho acontece com a minha bússola Empty Re: Algo estranho acontece com a minha bússola

Mensagem  Bruno Qui 17 Jul 2014, 20:42

Gian escreveu:quando estou observando da sacada, minha bússola funciona corretamente
eu entro no meu "escritório" que é um pequeno quarto onde fica meu computador, meu telescopio, minha guitarra, uma tv, etc... E aí o norte verdadeiro que eu ando a casa inteira mirando sem muita variação de repente vai para 40º, é só dar um passo porta adentro que a bússola gira 40º ( aliás, as 3 fazem igual, mesmo a do iphone ).
Alguma idéia do que possa ser?
Olá Gian, uma corrente elétrica produz um campo magnético em torno do fio que a transporta, portanto eu acredito que o desvio na sua bússola se deve à presença do campo magnético gerado pela corrente elétrica nas instalações da sua casa.  
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Algo estranho acontece com a minha bússola Empty Obrigado!

Mensagem  Gian Sex 18 Jul 2014, 19:21

Obrigado!

Gian
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 09/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Algo estranho acontece com a minha bússola Empty Re: Algo estranho acontece com a minha bússola

Mensagem  Rodrigo Miranda Sáb 30 Ago 2014, 16:05

Olá,
Alguns desses equipamentos elétricos que você mencionou possuem imãs permanentes, ou seja, geram campo magnético independente de ter uma fonte elétrica ou não ligada a eles, como as caixas de som e até mesmo o HD do seu computador, que possui imãs de neodímio, que são muito mais fortes que os imãs comuns.
Como nosso amigo Bruno explicou pode ser a fiação elétrica dentro das paredes ou algum painel elétrico próximo.
Uma dica que pode ser útil e usar aplicativos para smartphone que medem campo magnético, geralmente os próprios aplicativos de bússola já tem essa função. E ir mapeando seu quarto para saber exatamente oque está afetando. Talvez seja algo que possa ser retirado do local.

Rodrigo Miranda
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 24/10/2013
Idade : 37
Localização : Criciúma-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Algo estranho acontece com a minha bússola Empty Re: Algo estranho acontece com a minha bússola

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos