ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aplicativos de Astronomia para Android e iOS

+5
orlando
ajc
alemão do espaço
Reinaldo Bis
EduardoM
9 participantes

Ir para baixo

Aplicativos de Astronomia para Android e iOS  Empty Aplicativos de Astronomia para Android e iOS

Mensagem  EduardoM Qui 15 maio 2014, 11:04

Olá pessoal,

Estou iniciando a vida na astronomia amadora e gostaria de peguntar aos mais experientes quais são os melhores aplicativos de astronomia disponíveis para celular.
Ontem instalei o Sky Map da Google e achei muito legal e fácil de usar. Como ainda não comprei o telescópio, estou utilizando o aplicativo para localizar os astros a olho nu mesmo.
Esse aplicativos realmente ajudam a encontrar astros com o telescópio?

Abraço.

EduardoM
Curioso
Curioso

Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Aplicativos de Astronomia para Android e iOS  Empty Re: Aplicativos de Astronomia para Android e iOS

Mensagem  Reinaldo Bis Qui 15 maio 2014, 11:33

EduardoM escreveu:
Esse aplicativos realmente ajudam a encontrar astros com o telescópio?

Olá Eduardo
Na minha opinião, eles são "uma mão na roda" para observação a olho nu, como você mesmo disse. Ele ajuda a identificar as constelações, estrelas mais brilhantes e famosas, os planetas e alguns astros mais importantes de cada constelação.
Mas eu gosto da boa e velha carta celeste (Planisfério), ele tem mais riqueza de detalhes e uma precisão maior, na minha humilde opinião.

Abraço...
Reinaldo Bis
Reinaldo Bis
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 85
Data de inscrição : 28/04/2014
Idade : 34
Localização : São José da Lapa MG

Ir para o topo Ir para baixo

Aplicativos de Astronomia para Android e iOS  Empty Re: Aplicativos de Astronomia para Android e iOS

Mensagem  alemão do espaço Qui 15 maio 2014, 16:15

EduardoM escreveu:Esse aplicativos realmente ajudam a encontrar astros com o telescópio?

Boa tarde Eduardo!

Sim eles ajudam muito. Eu fiz a mesma coisa quando estava esperando o meu telescópio chegar.
Baixei o Google Sky Maps pro celular e o Stellarium pro notebook e ficava observando a localização
dos astros pra saber mais ou menos onde procurar por eles quando meu equipamento chegasse.
O Stellarium é bem interessante, pois com ele da até pra simular o movimento dos astros no céu,
ou seja, tu consegue "prever" onde a Lua vai estar daqui há 3 horas por exemplo. Mas numa coisa
eu tenho que concordar com o Reinaldo: é muito importante a gente saber dominar o bom e velho
planisfério (eu por exemplo ainda to aprendendo a fazer isso). Pode acontecer de um dia tu estar
"em campo" e por motivos diversos tu acabar sem o auxílio da tecnologia. E nessa hora tu só vai
poder contar com o planisfério. A bateria do planisfério não acaba nunca!
No mais era isso! Boa sorte e boas observações pra todos nós!

Um abraço!
alemão do espaço
alemão do espaço
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 111
Data de inscrição : 02/03/2014
Idade : 42
Localização : Gravataí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Aplicativos de Astronomia para Android e iOS  Empty Astronomia para android

Mensagem  ajc Dom 17 Ago 2014, 21:06

Pessoal, instalei e testei vários programas de astronomia para sistema android, todos gratuitos, e seguem abaixo algumas dicas:

Do tipo Cartas do cèu:
Google Sky Map
Astrotols
SkEye

Lunares:
Moon 3D
Moon Atlas
Lunar Faqt
Lunar Map Lite

Simuladores do Sistema Solar:
Solar Explorer HD
Pocket Planets Lite
Solar System 3D

Informações sobre os planetas:
Sol, Lua e Planetas

\Para saber mais sobre cada um deles, consulte o artigo completo em:
http://vaztolentino.com.br/conteudo/768-Programas-de-Astronomia-para-Smartphones

Abraço a todos,
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Aplicativos de Astronomia para Android e iOS  Empty Re: Aplicativos de Astronomia para Android e iOS

Mensagem  orlando Seg 18 Ago 2014, 10:48

Eu ainda acho o Stellarium mobile o melhor.
Quando eu tinha um Iphone,ele era gratuito,não sei se ainda é.Já na Google play ele custa pouco mais de R$5,00.
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Aplicativos de Astronomia para Android e iOS  Empty Re: Aplicativos de Astronomia para Android e iOS

Mensagem  FeLoko Sex 22 Ago 2014, 10:38

muito bom, eu nao conhecia nenhuma das opções e ja to baixando alguns ... vlws

FeLoko
Curioso
Curioso

Mensagens : 5
Data de inscrição : 29/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Aplicativos de Astronomia para Android e iOS  Empty Em saturno

Mensagem  ajc Sáb 23 Ago 2014, 18:18

Uma sugestão é usar a opção FREE FLIGHT no SOLAR EXPLORER HD e circular Saturno em sobrevoo nos seus aneis. Num dado momento, ao passar por detrás do planeta, fica tudo escuro, quando começamos a avistar a continuação dos aneis mais adiante.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Aplicativos de Astronomia para Android e iOS  Empty Re: Aplicativos de Astronomia para Android e iOS

Mensagem  Lucas87 Sáb 23 Ago 2014, 22:32

Dois aplicativos (Android) que acho extremamente úteis são o "Moons of Jupiter" e o "Moons of Saturn", eles simulam a posição das luas ao redor dos respectivos planetas vistos da Terra, inclusive fazendo a previsão para horários de trânsitos das luas e suas sombras na frente dos planetas até 336 horas depois do horário atual (horários em UT). A posição das luas simulada por ele é correta e é muito mais prático do que ter que ficar indo conferir no computador as posições das luas e os próximos trânsitos em softwares planetários  Wink 
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Aplicativos de Astronomia para Android e iOS  Empty boa dica

Mensagem  ajc Seg 25 Ago 2014, 21:59

Lucas87 escreveu:Dois aplicativos (Android) que acho extremamente úteis são o "Moons of Jupiter" e o "Moons of Saturn", eles simulam a posição das luas ao redor dos respectivos planetas vistos da Terra, inclusive fazendo a previsão para horários de trânsitos das luas e suas sombras na frente dos planetas até 336 horas depois do horário atual (horários em UT). A posição das luas simulada por ele é correta e é muito mais prático do que ter que ficar indo conferir no computador as posições das luas e os próximos trânsitos em softwares planetários  Wink 

Boas dicas! vou instalar esses também!
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Aplicativos de Astronomia para Android e iOS  Empty Astro Panel

Mensagem  AGM Qui 28 Ago 2014, 23:30

http://www.baixaki.com.br/android/download/astro-panel-astronomy-.htm

Talvez já conheçam, caso não, é um ótimo aplicativo para smartphone onde temos dados de seeing, transparência do firmamento, umidade, ventos, fases da Lua, etc...
Basta colocar os dados da latitude e longitude e conectar com a internet.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Aplicativos de Astronomia para Android e iOS  Empty Planet droid

Mensagem  ajc Dom 21 Ago 2016, 16:38

Acrescento à lista o Planet Droid, para Android. Ele possui as principais efemérides planetárias como oposição e elongação máxima assim como os dados de CM, distância e diâmetro aparente.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Aplicativos de Astronomia para Android e iOS  Empty Marca/modelo de celular para rodar app

Mensagem  SauloPapa Sex 29 Set 2017, 10:05

Bom dia,  

Eu tinha um Moto G4 que rodava qualquer aplicativo como o Star Chart ou Sky Map e funcionava perfeitamente, apontando o celular para o céu, identificava quais os astros estavam sendo observados.
Troquei por um Moto G5 e não funcionou mais, ao instalar o app dava uma mensagem "... o seu celular não tem bússola...", ou seja funcionava apenas manualmente.
Agora vou trocar de celular novamente e peço indicação de celulares nos quais esses apps funcionem, se possível de celulares de baixo/médio custo.

Grato

Saulo

SauloPapa
Curioso
Curioso

Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/09/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Aplicativos de Astronomia para Android e iOS  Empty Re: Aplicativos de Astronomia para Android e iOS

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos