ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Time-lapse com Firecapture

Ir para baixo

Time-lapse com Firecapture Empty Time-lapse com Firecapture

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Seg 12 maio 2014, 07:48

Gente, bom dia!
Instalei o Firecapture no netbook e fuçando vi a função time-lapse, além de decteção de movimento e achei interessante como outro uso para a câmera asi120mc, com a lente all sky (olho de peixe).
Quando não for possível ir a campo com o tele, gostaria de também fazer vídeos do movimento do céu.
Tentei uns testes ontem e até deu um rapidinho, já que para movimento do céu e das estrelas o tempo de gravação deve ser bem logno, umas 9 a 10 horas.
Porém, já pesquisei sobre o assunto e o que pude notar foi que há um delay entre os frames registrados que já me disseram ser ideal para o céu de 30 segundos.
Da minha janela tenha uma visão parcial sudeste-sul, que tem objetos interessantes cujo deixaria a câmera, porém para não frustar as tentativas, gostaria de umas dicas, se alguém puder é claro.

EXPOSURE: Seria ideal deixar a exposição no auto ajuste?. Pois nos testes de ontem percebi que o a quadro com exposições maiores, fica o filme final muito quadro a quadro.
DELAY: Realmente é este o conceito, a cada x segundos de delay, o programa dispara um frame? Por exemplo, se eu determinar um tempo limite de captura em 3600 segundos (1 hora), divido esse tempo pelo delay 30 segundos, daria 120 frames, que divido por 60 fps reprodução do avi, daria 2 segundos de time-laspe, isso mesmo?

Se alguém puder dar uma dica??? Agradeço,
ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Time-lapse com Firecapture Empty Time Lapse com asi120mc e firecapture

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Qua 14 maio 2014, 23:39

Gente, talvez não tenha ligação direta com a astronomia em si, mas na busca de uma segunda aplicação para a camera asi120mc, para dias inviaveis a observção, como hoje, plena lua cheia, , porém, muitas nuvens, consegui com varias experiencias, achar um padrão para montar time-lapse, pelo menos no Firecapture que também começarei usar para as capturas.
Lendo sobre o assunto se interando sobre frames, taxa de reprodução, exposição, conclui uma formula que tem dado acerto até o momento, consegui 2 videos interessantes feitos na janela do meu apartamento

Este primeiro video, foi o teste incial, de 30 minutos em 30 segundos, onde consegui pela formula 26 segundos com sucesso:
https://youtu.be/0kWMXt8vkSo
Foi necessário deixar o gain no maximo e a exposição mediana, pois o autoexposure gera um fps muito baixo, gerando um quadro a quadro muito lento na reprodução, que vim a descobrir só depois poder ser acelerado no movie maker.

Aqui foi um teste feito hoje, mesmo alvo, Lua, com bastantes nuvens, porém foram 2 horas em 1 minuto, também aplicando a formula, obtive o mesmo sucesso:
https://youtu.be/d235DBdCGTE

A formula que estou usando é a seguinte, segundo pesquisa sobre o assunto:
Pegar o tempo original do evento ou que se deseja gravar, exemplo 2 horas (7200seg) e dividir por:
tempo que se quer que o video final tenha vezes a taxa de fps de captura da imagem no software, exemplo que usei 60s x 24fps= 1440, então temos 7200/1440= 5 segundos de inervalo nas capturas, ou seja, com essa triangulação é possivel determinar, pelo menos no firecapture, quantos frames o video vai ter, quanto tempo eu quero.

Testei 1 hora com autoexposure para brilho maximo da imagem, porém isso me gerou a taxa de 1 a 0,11 fps, que no video final acabou dando 3,30 minutos, não ficando legal, porém editei no movie maker e alterei reprodução para 16x, ai o video ficou com 13 segundos, ou seja, dos 216 frames a taxa de 1 quadro por segundo, chegasse ao tempo menor, porém com o efeito acelerado do time lapse.

Espero ajudar a quem tem interesse nessa segunda aplicação, pois pretendo postar movimento das estrelas durante a madrugada, onde testarei 5 horas (18000s) em 5 minutos, porém com autoexposure, pra ver no que vai dar.

Grato pelo espaço
ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Time-lapse com Firecapture Empty Re: Time-lapse com Firecapture

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Qui 15 maio 2014, 07:57

É gente, foram 5 horas de captura perdidas, buaaaaaa, 19800s para 2 minutos de time-lapse, por de Vênus, algumas estrelas, iridium flare, avião, o magnifico amanhecer purpura daqui, seria um belo video amplo a respeito do meu leste, sudeste, mas tudo fora, pois uma bendito update do Windows do meu net, ao acordar, abortou o vídeo o corrompeu a gravação!!! Pois bem, novamente esta noite tentarei a proeza de novo, vamos ver no que dá né!!!!! A formulinha TEMPO EVENTO / TEMPO Q QUERO * FPS = INTERVALO, tem dado certo heim!!!!!!

Abs,


ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Time-lapse com Firecapture Empty Re: Time-lapse com Firecapture

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos