Ponto de observação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

spica Ponto de observação

Mensagem  Marco Botelho em Ter 22 Abr 2014, 20:12

Prezados, boa noite!

Recentemente, adquiri um Telescópio refrator Skywatcher 90mm AZ3 (oculares de 10mm e 25mm) e uma Barlow 2x 1.25" Skywatcher com rosca T2.

http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/telescopios/90az-detail

http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/barlows/barlow-2x-1-25-skywatcher-com-rosca-t2-detail

Ainda não adquiri nenhum dos “filtros básicos” recomendados para esta configuração. Não sei dizer se isso é comum, mas tenho notado uma certa falta desses produtos nos sites nacionais.

Minha dúvida é quanto ao local de observação.

Atualmente, moro em Governador Valadares – MG (http://pt.wikipedia.org/wiki/Governador_Valadares), onde temos bem próximo a cidade, ~36 km, o Pico da Ibituruna (1123 metros de altitude) (http://pt.wikipedia.org/wiki/Pico_da_Ibituruna).

Gostaria de saber, se possível, o quanto e em que as observações feitas do alto do pico podem melhorar as minhas observações? Este ponto favorece a observação de algum “objeto” do céu em particular?

Desde já agradeço.

Atenciosamente,

Marco Botelho

Marco Botelho
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 28
Data de inscrição : 14/04/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Ponto de observação

Mensagem  Griszewski em Ter 22 Abr 2014, 22:10

Se esse pico for em um lugar com pouco poluição luminosa, ou seja, uma área mais rural , pode sim ajudar bastante em suas observações, verá um céu com bem mais estrelas do que em qualquer outro local na área urbana. Quanto a distância dos objetos, creio que não mudará muita coisa. Mas a ideia é bem interessante.
avatar
Griszewski
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 65
Data de inscrição : 10/07/2013
Idade : 23
Localização : Porto Alegre - RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Ponto de observação

Mensagem  Bruno em Qua 23 Abr 2014, 17:02

Marco Botelho escreveu:Minha dúvida é quanto ao local de observação.

Atualmente, moro em Governador Valadares – MG bem próximo a cidade, ~36 km, o Pico da Ibituruna (1123 metros de altitude).

Gostaria de saber, se possível, o quanto e em que as observações feitas do alto do pico podem melhorar as minhas observações? Este ponto favorece a observação de algum “objeto” do céu em particular?
Olá Marco Botelho, os lugares mais altos são os que possuem um maior raio de visão, e consequentemente o horizonte estará desimpedido em todas as direções. Também um local alto ajuda a ficar mais acima da poluição atmosférica e luminosa, presente nas imediações e que se concentram nas camadas mais baixas. O que poderá atrapalhar um pouco poderão ser os ventos, e sempre é bom verificar a direção e a velocidade deles, tanto abaixo próximo do solo quanto mais acima na troposfera. Consulte no site a seção Boletins e Análises Técnicas clicando na opção "Cartas de Altitude", para poder saber como estarão os ventos na sua região. No mapa as áreas de cor verde são as mais afetadas (jato subtropical e jatos polares), e as demais áreas mostram através de linhas e símbolos (que podem ser compreendidos na legenda), o sentido e a velocidade de deslocamento das correntes atmosféricas e dos jatos de ar: http://tempo.cptec.inpe.br/
Bruno
Moderador
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 55

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum