ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estimando uma distancia focal e abertura por uma ocular

2 participantes

Ir para baixo

Estimando uma distancia focal e abertura por uma ocular Empty Estimando uma distancia focal e abertura por uma ocular

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Ter 11 Mar 2014, 13:04

Colegas, bom dia!

Exercitando um pouco dos conceitos básicos, afim de submeter minha teoria aos mais apurados no assunto, gostaria de checar se estaria correto:

Com o objetivo de estimar uma distancia focal necessária afim de atender uma necessidade de visão do astro, exemplo Saturuno, de modo que posso ocupar quase todo a ocular, poderia dizer então:

OCULAR 10mm Plossi (52°aparente)
FOV Stellarium 0,13°

Então se o campo real é o grau aparente da ocular, dividido pela ampliação dá o campo real, neste caso então, numa regra de três básica, para eu ver uma imagem na ocular de 10mm eu teria que ter 400x de aumento, portanto para um aumento desse, eu queria que ter uma distancia focal de objetiva de 4.000mm que seria imossivel fisicamente, mas se dividirmos por 2x (efeito Barlow), stellarium 2000mm que com ocular de 10mm seira 200x + Barlow 2x dando os 400x.

Agora respeitando o limite de resolução visual nítida, um aumento de 200x teria que ter no mínimo uma abertura de 100mm. Estaria certo então?!?!?

Por que isso, para eu saber se com isso, usando o stellarium, levando em conta o tamanho da imagem no programa mais ou menos equivalente ao tamanho na ocular, que tele ou aumento atenderia a minha necessidade, visual, respeitando a nitidez. Para não ter a decepção la na frente!

Se alguém puder opinar, fico grato.

ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Estimando uma distancia focal e abertura por uma ocular Empty Re: Estimando uma distancia focal e abertura por uma ocular

Mensagem  Lucas87 Ter 11 Mar 2014, 20:14

Por experiência própria, comparando as minhas observações com o tamanho de imagem que o stellarium prevê usando a opção "ocular", posso dizer que é melhor não confiar no stellarium para isso. Ele sempre mostra uma imagem bem menor que a realidade. Talvez as proporções entre o tamanho do círculo da ocular e a imagem estejam corretas, mas este "círculo" é mostrado pequeno demais.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Estimando uma distancia focal e abertura por uma ocular Empty Re: Estimando uma distancia focal e abertura por uma ocular

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Ter 11 Mar 2014, 21:21

Lucas87 escreveu:Por experiência própria, comparando as minhas observações com o tamanho de imagem que o stellarium prevê usando a opção "ocular", posso dizer que é melhor não confiar no stellarium para isso. Ele sempre mostra uma imagem bem menor que a realidade. Talvez as proporções entre o tamanho do círculo da ocular e a imagem estejam corretas, mas este "círculo" é mostrado pequeno demais.

Olha concordo realmente que não é prudente confiar 100% no programa, pois desconfio dessas imagens por não apresentar a situação de fato, mas pelo que tenho percebido nas observações que fiz, explodindo a limitação visual de 2x a objetiva, DF 900 / 5mm orto = 180 + barlow 2x, dando 360x, no visual realmente não dá nitidez, porém dizem na net que em astrofotografia e sensores o volume de aumento pode ser bem superiror, porém, o avani não sabe me dizer a equivalencia do sensor da asi120mc á uma ocular, e tudo isso se dá pelo motivo de na hora da observação eu gostaria de saber qual o aumento maior, pois é um monta, desliga programa, monta, religa, realinha astro, uma tormenta.....rsrsrs enfim, e a sensação que tenho na imagem em projeção usando o adptador de projeção com ocular de 10mm é de ser maior que o foco primario e qual seria a relação da projeção versus o aumento foco primario, seja 4mm que daria 225x, ou 8mm 112,5, por que dai ai eu poderia até investir numa powermate para astrofotografia.
O pessoal do armazem me informa que a equivalencia é de 8mm, o avani me disse que seria de 4mm, agora minha teoria é que como o focalizador tem que ser bem afastado para dar foco, isso acaba por aumentar a distancia focal!!!, achando eu que somando a distancia focal do tele, mais a distancia do focalizador, da uma uma distancia focal aumentada e a sensação de maior ampliação do que foco primario!!! Estaria eu certo?!?!?!? Por que ja´fucei tanto na net e não acho uma conclusão!!!!!

tudo isso é uma especulação cujo vou testando aqui, desde que o teto colabore né.....rsrsr

Grato, pela atenção de voces viu!!! vlw

ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Estimando uma distancia focal e abertura por uma ocular Empty Re: Estimando uma distancia focal e abertura por uma ocular

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos