ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RÉGUA GRADUADA COM DECLINAÇÃO ANGULAR PARA PLANISFÉRIO

2 participantes

Ir para baixo

RÉGUA GRADUADA COM DECLINAÇÃO ANGULAR PARA PLANISFÉRIO Empty RÉGUA GRADUADA COM DECLINAÇÃO ANGULAR PARA PLANISFÉRIO

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Sex 10 Jan 2014, 14:11

Boa tarde Senhores,

Alguem poderia fornecer ou indicar onde conseguir uma REGUA GRADUADA COM DECLINAÇÃO ANGULAR PARA USAR EM UM PLANISFERIO, pois baixei um, imprimi, montei, estou até conseguindo usar porém a régua ajuda a encontrar os planetas no planisfério, consultando claro o anuário do astro para achar as coordenadas equatorias ceu!!!

E mais, tem algum jeito de achar o polo sul celeste sem usar o cruzeiro do sul, pois onde moro ele fica escondido atraz do monte e so aparece de manha!!!!, Usando a bussola dá?
ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

RÉGUA GRADUADA COM DECLINAÇÃO ANGULAR PARA PLANISFÉRIO Empty Re: RÉGUA GRADUADA COM DECLINAÇÃO ANGULAR PARA PLANISFÉRIO

Mensagem  Bruno Sex 10 Jan 2014, 15:25

Dê uma olhada nesse site: http://loja.ferramix.com.br/ecommerce_site/produto_14573_5283_Esquadro-com-Escala-Graduada-em-Aluminio-Lee-Tools-
Quanto ao polo sul pode usar uma bússola, e a altura dele sobre o horizonte vai corresponder à latitude de onde você mora.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

RÉGUA GRADUADA COM DECLINAÇÃO ANGULAR PARA PLANISFÉRIO Empty Re: RÉGUA GRADUADA COM DECLINAÇÃO ANGULAR PARA PLANISFÉRIO

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Sex 10 Jan 2014, 15:52

Bruno escreveu:
Dê uma olhada nesse site: http://loja.ferramix.com.br/ecommerce_site/produto_14573_5283_Esquadro-com-Escala-Graduada-em-Aluminio-Lee-Tools-
Quanto ao polo sul pode usar uma bússola, e a altura dele sobre o horizonte vai corresponder à latitude de onde você mora.
Bruno
Moderador

Obrigado pela dica da régua!

Agora quanto a bussola, legal, ok, porém tem aquele probleminha da declinação magnética do polo norte, poderia me ajudar???, pois aqui em sbcampo a latitude sul é de 23º próximo a parelelo 20º conforme planisfério, segundo um site da ufrg de onde tirei o planisfério, o punho fechado simetricamente falando seria 10º, então eu poderia considerar 02 punhos fechados acima do horizonte visual????

ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

RÉGUA GRADUADA COM DECLINAÇÃO ANGULAR PARA PLANISFÉRIO Empty Re: RÉGUA GRADUADA COM DECLINAÇÃO ANGULAR PARA PLANISFÉRIO

Mensagem  Bruno Sex 10 Jan 2014, 16:57

ALEXANDRE YUHASZ escreveu:1-quanto a bussola, legal, ok, porém tem aquele probleminha da declinação magnética do polo norte, poderia me ajudar?
2-pois aqui em sbcampo a latitude sul é de 23º próximo a parelelo 20º conforme planisfério, segundo um site da ufrg de onde tirei o planisfério, o punho fechado simetricamente falando seria 10º, então eu poderia considerar 02 punhos fechados acima do horizonte visual????
1-A distância atual entre o sul magnético e o geográfico é cerca de 11º.
2-Pode considerar um palmo que tem cerca de 20º.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

RÉGUA GRADUADA COM DECLINAÇÃO ANGULAR PARA PLANISFÉRIO Empty Re: RÉGUA GRADUADA COM DECLINAÇÃO ANGULAR PARA PLANISFÉRIO

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos