ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Observando um eclipse solar.

2 participantes

Ir para baixo

Observando um eclipse solar. Empty Observando um eclipse solar.

Mensagem  Bruno Sáb 02 Nov 2013, 09:38

A observação dos eclipses solares devem ser feitas com muito cuidado, pois podem causar até a perda parcial ou total da visão. O maior perigo se encontra no ultravioleta da luz solar, pois uma observação inadequada poderá permitir que esse componente da luz chegue à retina. Uma vez recebida em excesso a radiação ultravioleta na retina, poderá causar cegueira em alguns.
Negativos fotográficos ou chapas de raio x reveladas e sobrepostas são comumente usados para a observação de eclipses do Sol, entretanto não podem cortar a luz visível sem cortar o ultravioleta. Por cortar a luz visível a pupila vai dilatar deixando a retina exposta ao ultravioleta.
Não usem também plásticos coloridos ou vidros. Um excelente filtro para a observação solar a olho nu é o vidro de soldador número 14 ou maior. Eles são facilmente encontrados e não custam caro, e cortam praticamente toda a radiação ultravioleta. Mesmo assim, devemos observar o sol apenas por alguns segundos seguidos.
Para quem tem os filtros solares que vão na "boca do tubo" do telescópio feitos de pedaços de folhas do tipo Thousand Oaks, podem fazê-lo sem problemas, e aproveitando, segue também no link algumas dicas básicas para se observar com segurança um eclipse solar com uma câmera escura, e com instrumentos simples através do sistema de projeção: http://www.ifdcelbolson.edu.ar/mat_biblio/osiris/info_eclipse3.PDF
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observando um eclipse solar. Empty Re: Observando um eclipse solar.

Mensagem  orlando Sáb 02 Nov 2013, 15:19

aqui mais uma contribuição:
http://www.reocities.com/naelton/eclipse.htm
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos